Depois de ter trocado a primeira sessão da Câmara dos Deputados por uma manhã de praia no Rio de Janeiro, o deputado Romário (RJ-PSB) estreou ontem no plenário da Casa. Nervoso, fez um discurso usando apenas 10 minutos dos 25 aos quais tinha direito. No texto lido, disse que é acostumado a enfrentar os críticos e acredita que será ainda mais cobrado como parlamentar do que foi como jogador de futebol. ;Em mais de 20 anos de carreira como jogador me acostumei a conviver com a crítica, nem sempre construtiva. Sei que como muitos me apoiam, todos têm o direito de me criticar. Serei cobrado como deputado, talvez até mais do que quando defendi a camisa da Seleção Brasileira ou dos clubes por onde passei;, disse.
Para mostrar que nem apenas de futebol se faz um deputado eleito graças ao esporte, Romário disse que vai trabalhar para aprimorar a legislação referente aos direitos das pessoas com deficiência. Pai de uma criança portadora de síndrome de down, o deputado afirmou que a convivência com sua filha o tornou mais tolerante e lembrou números referentes ao tema. ;Muitos não se deram conta, mas o Censo de 2000 já registrava que cerca de 25 milhões de brasileiros eram portadores de deficiência, quase 15% da nossa população. É um número bastante expressivo, que não pode ser ignorado. A vida me deu oportunidade de aprender sobre esse tema e de me tornar, nesse aprendizado, um sujeito mais alegre, tolerante e paciente. Quero retribuir ajudando a disseminar conhecimento, enriquecer o debate e aprimorar a legislação;, discursou.
Amplo na abordagem dos temas, o ex-jogador também ressaltou a importância de o Brasil sediar a Copa do Mundo e as Olimpíadas e lamentou o incêndio na Cidade do Samba. Na conclusão do discurso, mais um recado aos que ensaiarem criticá-lo. ;Pretendo continuar a oferecer aos críticos e aos descrentes a minha melhor resposta: o meu trabalho.;
Tietagem
O pronunciamento de Romário era o mais aguardado de ontem. Visitantes, jornalistas e até deputados queriam saber quais as propostas do ex-jogador para o mandato. Durante a leitura do discurso, muitos parlamentares fizeram apartes para tietar o craque e se apresentar a ele. ;Sou o Deputado Renan Filho, de Alagoas. É um prazer aparteá-lo e parabenizá-lo pelo primeiro discurso na Casa. Eu estou assumindo aqui meu primeiro mandato. Acompanhei muito a carreira de vossa excelência como jogador de futebol e sei que com a inteligência com que vossa excelência conduziu sua carreira vai conduzir o seu mandato.
; ;Deputado Romário, sou o deputado Valtenir Pereira. Vossa excelência deu muitas alegrias ao povo brasileiro, ajudando a conquistar o 4; Campeonato Mundial. Tenho certeza de que sua experiência no esporte vai nos ajudar a construir as oportunidades para muitos jovens talentosos que precisam do apoio do Poder Público.;