O presidente do PR, o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, afirmou na tarde desta segunda-feira (31/1) que o partido abrirá processo de expulsão contra o deputado Sandro Mabel (PR-GO) se o parlamentar registrar candidatura amanhã para concorrer à presidência da Câmara.
[SAIBAMAIS]Mabel que é filiado à sigla governista é, até agora, o único adversário de Marco Maia (PT-RS), presidente em exercício da Casa e candidato apoiado pelo governo. "Nós fechamos questão em torno da candidatura de Marco Maia. Nossos deputados estão orientados a votar no Marco Maia. Vamos entrar na Justiça pedindo a expulsão para que o suplente possa assumir", afirmou o presidente do partido.
Nascimento negou, no entanto, que a reação da legenda tenha sido motivada por pressão do Executivo, mas admitiu que a "rebeldia" de Mabel ao lançar candidatura para enfrentar o candidato apoiado pela presidente Dilma Rousseff causou constrangimento ao partido, que faz parte da base do governo. "Ele não é mais bem visto no partido. O desconforto foi para todos nós".
A executiva do PR anunciou que mesmo se Mabel ganhar a disputa pela presidência da Câmara a sigla manterá a decisão de abrir processo de expulsão. Mas se o parlamentar desisitir do confronto, nenhuma medida administrativa será aberta. "Se ele não concorrer, não poderemos fazer nada contra ele. Tomara que ele tenha juízo".