Pedro Abramovay, titular da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), vai deixar a pasta antes mesmo de ter a nomeação homologada. De acordo com a assessoria do Ministério da Justiça, o advogado comunicou ao ministro José Eduardo Cardozo que se afastaria do cargo.
O advogado teria pedido a exoneração do ministério, onde ainda é oficialmente lotado, como Secretário Nacional de Justiça, pois decidiu deixar o governo depois de um convite de trabalho em outra área. A assessoria não informou o destino do ex-titular da Senad.
A saída de Abramovay ocorre, no entanto, logo após indisposição do secretário com o ministro da Justiça. Cardozo divergiu publicamente da opinião de Abramovay sobre mudanças na legislação para abrandar penas para pequenos traficantes de drogas.
O advogado está no Ministério da Justiça desde a gestão de Márcio Thomas Bastos, em 2004. Aos 30 anos, o advogado foi o mais jovem ministro da Justiça, ao assumir interinamente por duas vezes a pasta durante a gestão de Tarso Genro. Ele foi alçado ao cargo de titular da Senad depois que a secretaria foi transferida do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência para o ministério da Justiça.