O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães ocupará o cargo de alto representante-geral do Brasil no Mercosul. A indicação de Pinheiro Guimarães foi formalizada pelo Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul. O cargo foi criado em dezembro do ano passado e o mandato é de três anos e pode ser renovado, apenas uma vez, pelo mesmo período. A presidenta Dilma Rousseff elegeu a América do Sul como prioridade na política externa de seu governo.
Dilma escolheu a Argentina ; que integra o Mercosul ao lado do Brasil, do Paraguai e do Uruguai- para ser o primeiro país da sua agenda internacional. Dilma deve chegar a Buenos Aires no próximo dia 30. Em março, a presidenta irá ao Paraguai, mas há planos também de visitar o Uruguai ; a data da visita a Montevidéu ainda não está marcada.
Pinheiro Guimarães foi ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e secretário-geral do Itamaraty durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É considerado um dos principais especialistas brasileiros em América Latina.
No Mercosul, o embaixador vai desempenhar funções de articulação política, formulação de propostas e representação das posições comuns do bloco. Também deve ser designado a atuar em áreas como saúde, educação, cultura e divulgação do Mercosul.
Caberá ao embaixador brasileiro coordenar a execução do conjunto de metas previstas no Plano de Ação para um Estatuto da Cidadania do Mercosul, que foi aprovado em Foz do Iguaçu (no Paraná), em 16 de dezembro de 2010.