Em seu primeiro carnaval depois de deixar a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva ganhará uma homenagem da escola de samba Tom Maior, de São Paulo. A agremiação vermelha e amarela convidou o ex-presidente para desfilar como destaque no carro alegórico que fechará a apresentação da escola, na sexta-feira de carnaval. O enredo deste ano é intitulado Salve, salve, São Bernardo, pedaço do meu Brasil. Ao deixar o Palácio do Planalto, Lula voltou para a residência da família, em São Bernardo do Campo (SP). A cidade sempre foi a base política e familiar do petista, desde a época de militância no movimento sindical.
O carro alegórico em que Lula foi convidado a desfilar é uma réplica da linha de montagem de automóveis. O enredo da Tom Maior fala da história de São Bernardo do Campo, cidade conhecida por abrigar fábricas de veículos e por ser berço do movimento sindical que transformou Lula em um expoente das causas trabalhistas. ;Já é certeza que ele vai participar. O que pode prejudicar é algum compromisso urgente na agenda. A escola será a segunda a desfilar, na sexta-feira 4 de março;, diz o presidente da Tom Maior, Marko Antônio da Silva.
As fantasias da ala ;Lula brilha-lá; custam R$ 550 e reproduzem um macacão de operário, com capacete e uma faixa verde-amarela, réplica da presidencial. ;O carro retrata a indústria automobilística. A ideia é que o Lula desfile de Lula. Pode estar de operário, de presidente ou de ex-presidente. O carro tem plataformas e as pessoas poderão circular livremente. No mesmo carro estará Frank Aguiar, vice-prefeito de São Bernardo. Todo mundo vai de vermelho;, afirma Marko.
Apesar do apoio da prefeitura administrada pelo petista Luiz Marinho, o presidente da Tom Maior nega que o enredo seja uma homenagem apenas ao PT. Ele afirma que o mote do carnaval da escola é a cidade chamada de ;capital social do Brasil;, mas admite a influência partidária. ;É óbvio que São Bernardo tem uma forte ligação com o PT;, resume Marko.
Jingle
A homenagem à legenda e ao ex-presidente é bem clara na letra do samba-enredo: ;A força nordestina te conduz/ do carro tu és a capital/ berço moderno da luta social. Brilha-lá no alto uma estrela/ Brilhou-lá iluminando o nosso país/ Quem lutou por um ideal sem medo de ser feliz;. A letra do samba é uma referência ao ;Lula-lá;, jingle da primeira campanha do ex-presidente, em 1989.
De acordo com o presidente da Tom Maior, quem levou o convite para Lula desfilar na escola foi seu filho Marcos Cláudio Lula da Silva. O filho do ex-presidente teria contato com a agremiação, que é frequentada por petistas como o senador Eduardo Suplicy e Vicentinho.
O presidente da escola de samba afirma que não recebeu patrocínio da Prefeitura de São Bernardo, apenas ;apoio institucional;. Na lista de parceiros da agremiação estão a estatal Eletrobras e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) de São Paulo. O orçamento do desfile, que contará com mais de 3 mil passistas distribuídos em 23 alas, é de R$ 2 milhões. O Correio procurou a assessoria do ex-presidente, mas não obteve resposta.