Jornal Correio Braziliense

Politica

Antonio Patriota vai à Argentina para 'preparar' visita de Dilma ao país

A presidente argentina, Cristina Kirchner, receberá na segunda-feira o novo chanceler brasileiro, Antonio Patriota, que realiza sua primeira visita ao exterior desde a posse, no dia 1; de janeiro, da presidente Dilma Rousseff, informou neste sábado a chancelaria argentina.

A viagem de Patriota, que também se reunirá com o ministro das Relações Exteriores argentino, Héctor Timerman, será "uma fase preparatória para a visita que será realizada pela presidente Dilma Rousseff à Argentina no final de janeiro, e que representa sua primeira atividade oficial fora do Brasil", informou a chancelaria em um comunicado.

A reunião entre os dois ministros na segunda-feira de manhã na sede da chancelaria argentina será para "revisar a ampla agenda bilateral e os fortes vínculos que unem os dois países", acrescentou.

Kirchner, que receberá Patriota na segunda-feira à tarde, não compareceu à cerimônia de posse de Dilma, no dia 1; de janeiro, devido ao falecimento de seu marido e antecessor, Néstor Kirchner, no dia 27 de outubro. Argentina e Brasil reforçaram suas relações políticas e comerciais durante o mandato do presidente Lula e dos Kirchner.

O comércio bilateral entre Argentina e Brasil alcançou o valor histórico de 32,949 bilhões de dólares em 2010, após uma forte contração no ano passado devido à crise internacional, informou na segunda-feira o ministério de Indústria e Comércio brasileiro.