Jornal Correio Braziliense

Politica

Mudança do ex-presidente Lula deve terminar em uma semana

Chegou ontem a São Bernardo do Campo (SP) o primeiro dos 11 caminhões que levam a mudança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Brasília. Dentro do veículo climatizado, estavam 200 caixas com roupas de Lula e da ex-primeira-dama Marisa Letícia, objetos de uso pessoal, além de bebidas que o petista ganhou ao longo dos oito anos em que esteve à frente do Palácio do Planalto.

De acordo com Gilberto Santos, gerente de operações da Granero, empresa responsável pelo transporte dos quase 1,5 milhão de itens que Lula acumulou durante os seus dois mandatos, os próximos carregamentos chegarão a São Paulo amanhã. O restante da mudança será armazenado em um galpão, à espera da reforma do prédio onde será instalado o Instituto Lula.

O gerente destacou que a viagem até São Paulo leva em média três dias, já que, segundo ele, os caminhões vão escoltados por seguranças da empresa e só trafegam durante o dia. Outros dois veículos refrigerados, com capacidade para transportar materiais sensíveis, como obras de arte e esculturas, sairão do Palácio da Alvorada até o próximo dia 15. Esse é o prazo limite com que a transportadora trabalha para o término da retirada dos itens de Lula de Brasília. A mudança começou a ser preparada em 20 de dezembro.

;Devemos virar a semana que vem trabalhando com a mudança do (ex-)presidente Lula. A previsão é terminar tudo até o dia 15. O trabalho é demorado, porque é um acervo grande. Temos que ter muita atenção na embalagem de tudo. Dona Marisa pediu para termos cuidado, por serem coisas delicadas;, contou Gilberto Santos.

A partir do dia 17, a mesma empresa deve iniciar a mudança da presidente Dilma Rousseff, que levará ao Alvorada caixas que estão na Granja do Torto e na residência onde ela morou durante a campanha.