A presidente Dilma Rousseff conversou por telefone nesta segunda-feira (3/1) com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, com quem falou sobre o Conselho de Segurança deste organismo, informou seu assessor para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia.
"O secretário-geral da ONU telefonou para a presidenta para saudá-la por sua posse, e ambos conversaram sobre assuntos atuais, especificamente o Conselho de Segurança. O Brasil assumirá em fevereiro a presidência rotativa deste Conselho", explicou Marco Aurélio Garcia.
De acordo com o assessor, durante a conversa Dilma disse que o Brasil "pretende introduzir no Conselho uma discussão sobre segurança e desenvolvimento, um tema que (...) ocupa um lugar importante na política externa brasileira nos últimos anos".
A diplomacia brasileira "busca associar a noção de segurança com a de desenvolvimento. Em nossa visão, não se pode pensar em segurança separada do desenvolvimento, ainda que ambos os aspectos tenham suas especificidades", explicou.
Dilma e Ban também falaram sobre a participação do Brasil na coordenação da Missão da ONU no Haiti (Minustah), e a nova presidente reiterou a disposição do Brasil em continuar contribuindo com o devastado país caribenho. A conversa durou cerca de 15 minutos, informou o assessor à imprensa.