Montevidéu - Brasil e Uruguai acertaram reuniões trimestrais no encontro realizado neste domingo (2/1), em Brasília, entre os presidentes Dilma Rousseff e José Mujica, informou a presidência uruguaia.
Os dois mandatários analisaram hoje uma agenda na qual se destacam comércio, energia e infraestrutura, temas que devem dominar a relação bilateral, disse o chanceler uruguaio, Luis Almagro, citado pelo site da presidência.
Almagro qualificou o acerto de "muito importante", já que "obriga as ;burocracias; a obter resultados concretos de seu trabalho, que serão avaliados pelos presidentes nos acordos finais", como já ocorria durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.
O chanceler destacou que se estabeleceu um "compromisso" para a resolução de "temas de infraestrutura, energia e comércio" durante 2011, incluindo alguns pontos "prioritários" e pendentes da agenda bilateral, como a construção da ponte internacional sobre o rio Yaguarón, a interconexão ferroviária e a interconexão elétrica.
"O acordo de intercâmbio energético é muito importante porque será a base da interconexão elétrica", afirmou Almagro.
Mujica viajou a Brasília acompanhado de Almagro, do ministro da Indústria, Roberto Kreimerman, e do ministro do Trabalho, Eduardo Brenta.