Jornal Correio Braziliense

Politica

Tereza Campello assume MDS e diz que trabalhará para Classe C consumir mais

Tereza Campello recebeu o cargo de ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome na tarde deste domingo (2/1), em solenidade realizada no auditório do Ministério do Planejamento. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades entre ministros, senadores e deputados. O posto foi entregue pela ex-ministra Márcia Lopes, que fez elogios à sucessora antes de entregar a função.

A nova ministra do MDS retribui os elogios e afirmou que nunca viu tanta "eficiência e profissionalismo" durante a transição ocorrida no ministério. Mas ao discursar, ela cometeu uma gafe ao agradecer a presença de sua médica, que fotografava a solenidade. "Minha médica, que me salvou a vida diversas vezes, hoje foi rebaixada à função de fotógrafa", disse em tom de brincadeira.

Durante o discurso, Tereza disse que o maior desafio à frente da pasta será o de aumentar a inclusão produtiva do país. A nova ministra garantiu que trabalhará intensamente pelo fim da miséria no Brasil. "Vamos continuar inovando, como fizemos com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Pretendemos fazer a Classe C consumir para o nosso país se desenvolver cada vez mais".

Antes de assumir o cargo, Tereza atuou como assessora especial da Presidência da República no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela também participou da coordenação do grupo de trabalho que elaborou o programa Bolsa Família. Paulista de Descalvado, Tereza se formou na Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores e professora universitária de Economia. Entre 1989 e 1993 foi assessora econômica da Prefeitura de Porto Alegre e também trabalhou na assessoria dos ex-prefeitos Olívio Dutra, Tarso Genro e Raul Pont.