O protesto em repúdio ao aumento de 62% do salário dos políticos está complicando o trânsito no Recife (PE). Os estudantes se reuniram por volta das 15h na Praça do Derby para, em seguida, fecharem a Avenida Agamenon Magalhães por pelo menos 10 minutos. Depois, eles seguiram para a Conde da Boa Vista, onde causaram um pequeno tumulto. A manifestação também foi marcada para acontecer em várias capitais do país.
No Recife, um dos estudantes bateu no vidro de um ônibus que trafegava na Conde da Boa Vista, o que acabou numa discussão com o motorista do veículo. O trânsito ficou completamente parado. A polícia foi acionada para resolver a situação. Em seguida, a pista foi liberada, mas os estudantes seguiram com o protesto. O trajeto tem encerramento previsto em frente a Igreja do Carmo.
O protesto foi articulado em todo o Brasil através de uma mobilização pela internet, principalmente na rede social Orkut.
Aumento
Na última quarta-feira (22) os deputados estaduais pernambucanos aprovaram aumento salarial durante sessão extraordinária. Com isso, os parlamentares que ocuparem cadeiras da Casa em 2011 ganharão exatos R$ 20.042,35 em lugar dos R$ 12.375 recebidos atualmente. Não houve discussão da matéria, que foi aprovada em tempo inferior a 5 minutos nas duas discussões.
A votação ocorreu com plenário cheio. Foram apenas cinco os faltosos: Carla Lapa (PSB), Lucrécio Gomes (PV), Isabel Cristina (PT) e Terezinha Nunes (PSDB). Augusto Coutinho (DEM), apesar de estar entre os presentes, não votou. ;Quando cheguei a sessão estava terminando;, explicou. Apesar disso, ele disse que é favorável ao aumento. ;Eu teria votado a favor, sim.;
O deputado estadual Airinho de Sá Carvalho (PSB) foi o único a votar contra. O parlamentar não foi reeleito e deixa a Casa, oficialmente, em 31 de dezembro.