Jornal Correio Braziliense

Politica

A primeira presidente mulher do Brasil e seu vice são diplomados no TSE

Em uma cerimônia rápida no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) disse receber o diploma mais alto da democracia com muita emoção e humildade por toda sua trajetória política e por ser uma mulher brasileira.

Durante o discurso na cerimônia de diplomação, na tarde desta sexta-feira (17/12), a presidente eleita agradeceu os votos que a elegeram como primeira presidente mulher do Brasil. Dilma destacou a responsabilidade que assumirá em 1; de janeiro, principalmente por suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não compareceu à solenidade. Lula apenas comparecerá ao coquetel que acontecerá no Palácio do Itamaraty nesta noite.

Dilma prometeu "retribuir a confiança recebida nas urnas, honrar as mulheres e governar para os mais fracos. Governar para todos é o que me anima para o trabalho nos próximos anos", disse.

A presidente eleita ressaltou ainda as prioridades de seu futuro governo, como a educação das crianças, segurança das comunidades e saúde dos brasileiros. "Cuidarei da estabilidade econômica e do investimento tão necessário à manutenção do emprego. Garantirei também a liberdade de imprensa", afirmou.

"Sei que há muitas expectativas pelo governo que iniciarei no dia 1; de janeiro. Sei da reponsabilidade de suceder o presidente Lula. Por isso, recebo o diploma mais alto da democracia com muita alegria e humildade e quero dividi-lo com cada brasileiro e brasileira. Todos podem contar comigo", concluiu.

A solenidade começou às 17h15 e durou aproximadamente 30 minutos, quando os presentes foram convidados a cumprimentar Dilma e Temer no Salão Vermelho do tribunal.

Também foi diplomado na cerimônia do TSE o vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB), que não discursou. A petista e seu vice receberam do TSE um diploma, no qual ela é declarada a presidente da República de 1; de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014.

Convidados

Participaram da cerimônia de diplomação os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o presidente do PT, José eduardo Dutra, e alguns dos indicados ao primeiro escalão do próximo governo, como Fernando Pimentel (Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior), Alexandre Tombini (Banco Central), Helena Chagas (Secretaria de Comunicação) e Miriam Belchior (Planejamento).

Também estavam presentes autoridades dos tribunais, ministros do STJ, do TSE e do STF, além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante.

Ouça o discurso de Dilma Rousseff, em sua diplomação nesta sexta-feira