Jornal Correio Braziliense

Politica

Presidente eleita deve indicar todos os ministros até o dia 17

A presidente da República eleita, Dilma Rousseff, vai passar o dia na residência da Granja do Torto, onde irá morar até tomar posse, no dia 1;. Ao longo da tarde desta quinta-feira (9/12), ela deverá receber membros do governo de transição e possíveis futuros ministros. As informações são de uma fonte do gabinete de transição, que também indicou que ;é possível; que Dilma defina todos os nomes de primeiro escalão até o dia 17, data de sua diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A mesma fonte confirmou que a presidente eleita irá para Foz do Iguaçu, no Paraná, no próximo dia 16, para participar da reunião da cúpula do Mercosul. Sobre os nomes dados como certos para ministérios de Dilma que ainda não foram confirmados, como o do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que deve permanecer no cargo, a informação é de que as confirmações sairão nas próximas listas.

Na quarta-feira, o gabinete de transição divulgou nota em que anunciou dez novos ministros. Agora, já são 16 os nomes confirmados para o primeiro escalão do governo Dilma. O primeiro compromisso da presidente eleita nesta manhã foi uma reunião com a coordenadora de imprensa do governo de transição, Helena Chagas, que ontem à noite foi anunciada ministra. Ela vai comandar a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Alguns carros pretos, com vidro escuro, entraram na Granja do Torto nesta manhã. Provavelmente, são autoridades que foram ao local se reunir com Dilma. A assessoria da petista, porém, não informou quem está reunido com ela.