Jornal Correio Braziliense

Politica

Dilma cobra maturidade de aliados e chora ao agradecer à militância

A presidente eleita, Dilma Rousseff, fez uma cobrança indireta por maturidade dos partidos aliados, num momento em que PT e PMDB disputam abertamente o comando das casas do Congresso e a composição do futuro governo. ;O PT teve maturidade com os demais partidos que integram a aliança que vai governar o país a partir de 1; de janeiro;, constatou a presidente eleita na reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília.

Durante todo o discurso, Dilma ressaltou que o PT foi hábil ao lidar com as dificuldades da campanha eleitoral, o tratamento aos adversários e os problemas do país. A cúpula do governo demonstra insatisfação com alguns movimentos do PMDB capitaneados pelo líder do partido na Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves. O pemedebista formou um bloco de 202 deputados almejando a presidência da Câmara. No entanto, petistas afirmam que essa jogada visa à composição do governo.

Porquinhos e choro

Dilma brincou com o fato de seus três principais assessores terem recebido o apelido de "três porquinhos". ;Não fui eu que dei o apelido, mas o adotei porque era muito mais fácil chamá-los de três porquinhos do que pelo nome;, disse, referindo-se ao presidente do PT, José Eduardo Dutra, e aos deputados José Eduardo Cardozo e Antônio Palocci.

No discurso, Dilma chegou a chorar ao fazer um agradecimento especial à militância. ;Quando eu chegava aos lugares durante a campanha, via bandeiras, pessoas usando camisetas e uma imensa solidariedade;, lembrou, com olhos marejados.