O governo tem como prioridade até o fim do ano a aprovação no Congresso Nacional do Orçamento 2011 e dos projetos que tratam do pré-sal. Na penúltima reunião ministerial do governo Lula, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que na próxima semana vai procurar os líderes partidários para discutir o assunto.
Segundo ele, o Congresso também precisa analisar 20 medidas provisórias em tramitação nas duas casas legislativas, sete delas perdem a validade até o fim do ano. Outras propostas terão a recomendação de continuarem a tramitar ; e depois serem aprovadas pelos novos membros do Congresso, que tomam posse em fevereiro. Entre elas, o projeto de lei que trata do governo de transição. ;O projeto regulamenta a transição de governo na União, nos estados e nos municípios;, disse Padilha.
O ministro disse ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou aos ministros que vai trabalhar ;como um leão; para ver aprovada a reforma política no próximo governo. ;Ele quer atuar dentro do PT, mas vai buscar os partidos da base para apresentar no primeiro ano de governo a proposta de reforma no Congresso Nacional;, afirmou. ;Ele vai se dedicar pessoalmente a isso;, completou.
Lula, segundo Padilha, voltou a afirmar que não vai interferir na escolha dos ministros do próximo governo. ;O presidente quer que o próximo governo tenha a cara da Dilma. Ela que vai coordenar. E ele avisou: nenhum partido nem ministro têm vaga garantida;, comentou.