Jornal Correio Braziliense

Politica

Em cerimônia do Dia do Aviador, Lula destaca aumento de militares

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu hoje (22/10), durante a solenidade do Dia do Aviador, o apoio das Forças Armadas durante os dois mandatos em que comandou o governo. Lula ressaltou que foi responsável por um reajuste ;significativo; nos salários dos militares e também na melhoria da ;infraestrutura; do setor. O presidente lembrou ainda que mais de 70% das aeronaves usadas no país são de fabricação nacional.

Lula entregou a medalha do Aviador a várias autoridades, como o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), um dos críticos do governo, também recebeu medalha.

O presidente apenas discursou e conversou rapidamente com algumas autoridades presentes no evento. Lula não concedeu entrevistas ao deixar o local da cerimônia, mas demonstrou bom humor ao sorrir e brincar de longe com os jornalistas.

Depois da solenidade do Dia do Aviador, Lula se reuniu com o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Synésio Batista da Costa, no Palácio do Planalto. No encontro, Lula foi homenageado com o brinquedo Banco Imobiliário ; um dos mais fabricados no Brasil há mais de 50 anos e que fez parte da adolescência de muitos brasileiros.

De acordo com a Abrinq, o setor conta com 406 fábricas, 26 mil empregados e 15 mil pontos de distribuição no país. O presidente para Lula simboliza a marca de 1 bilhão de brinquedos produzidos pela indústria nacional desde 2003 até o começo deste mês.

*Colaborou Renata Giraldi