Até as 19h deste domingo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já havia contabilizado o cadastramento de 80.450 eleitores que optaram por votar em trânsito no primeiro turno das eleições presidenciais, no próximo 3 de outubro. Para a votação em outra cidade em um eventual segundo turno do pleito, que será realizado no dia 31 do mesmo mês, o Tribunal recebeu 76.485 registros até o começo da noite.
Em Belo Horizonte, além da procura para se inscrever para o voto em trânsito, centenas de eleitores aproveitaram o funcionamento de final de semana para solicitar a segunda via do título. Apenas neste domingo, o Centro de Atendimento ao Eleitor da avenida do Contorno, que reúne 14 dos 18 cartórios eleitorais do município, atendeu 1175 eleitores. De acordo com o TRE-MG, 775 foram solicitações de inscrição para o voto em trânsito e 390 de segunda via. No sábado, foram 673 atendimentos, sendo 322 para o voto em trânsito.
Os dois cartórios de Venda Nova também tiverem um fim de semana movimentado, principalmente no sábado, quando foram atendidos 255 eleitores, sendo 60 para inscrição do voto em trânsito. Neste domingo, os dois cartórios da região atenderam 180 eleitores, sendo 49 solicitações para votar em trânsito. No Barreiro, onde também funcionam dois cartórios eleitorais, o atendimento, neste domingo, começou ao meio-dia e foram registrados 125 atendimentos, sendo 27 para inscrição do voto em trânsito e os demais para segunda via, reimpressão do título, certidões e consulta sobre situação do eleitor.
O eleitor que se habilitou para votar em trânsito tem seu nome excluído da urna eletrônica de sua seção de origem, passando a constar, exclusivamente, na urna das seções especiais instaladas para esse fim. O inscrito que não comparecer à seção para votar em trânsito no dia da eleição será considerado faltoso e deverá justificar a sua ausência em qualquer mesa que receba justificativas, inclusive no seu domicílio eleitoral de origem.
Em Belo Horizonte, haverá seções para recebimento do voto em trânsito, no dia da eleição (3 de outubro), no Minascentro, na Avenida Augusto de Lima com Rua Curitiba, Centro da capital. Em caso de segundo turno para presidente e vice-presidente da República, haverá seções no mesmo local, no dia 31 de outubro.
Fim do prazo
O prazo para aqueles que têm a intenção de votar para presidente da República em uma cidade diferente da que está registrado como eleitor terminou neste domingo no horário previsto pelo Tribunal Regional Eleitoral de cada estado.
O período para o registro do voto em trânsito começou no dia 15 de julho em todos os cartórios eleitorais do país. Para se cadastrar, além de estar com suas obrigações eleitorais em dia, o eleitor teve de comparecer portando título de eleitor e documento de identificação com foto e informar à Justiça Eleitoral em qual capital estará no dia da votação.
A partir do dia 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE (www.tse.jus.br) onde estará instalada a seção de voto em trânsito em que deverá votar.