Em Pesquisa Datafolha divulgada hoje (13/8), o ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) lidera a lista dos candidatos ao governo do DF com 41% das intenções de voto. O ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz (PT) vem logo atrás com 33%. No primeiro levantamento, Roriz aparecia na frente com 40% e Agnelo logo em seguida com 27%. Para chegar a esses números, foram ouvidos 701 eleitores entre 9 e 12 de agosto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com a pesquisa Datafolha, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e candidato à reeleição aparece em primeiro lugar com 57% das intenções de voto. O deputado federal Fernando Gabeira, que também está na corrida pelo governo do Estado, aparece com 14%. Na simulação anterior feita pelo instituto, Cabral aparecia com 53% das intenções de voto e Gabeira, com 18%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Os outros candidatos ao cargo de governador somaram 7%. Os que se disseram indecisos representam 14% e brancos e nulos chegam a 8%. Foram ouvidas 1.246 pessoas entre 9 e 12 de agosto, em 29 municípios.
Para São Paulo, a pesquisa aponta que o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) está na frente da disputa para o governo do Estado. Ele detém 54% das intenções de voto. O senador Aloizio Mercadante (PT) aparece em segundo lugar com 16% das intenções. Na pesquisa anterior, o ex-governador de São Paulo tinha 49% e Mercadante manteve o mesmo percentual. Entre 9 e 12 de agosto, a pesquisa ouviu 2.040 pessoas em 58 municípios. A margem é de dois pontos percentuais. O Datafolha fez uma simulação de segundo turno entre Alckmin e Mercadante. O ex-governador venceria por 65% a 25%. Brancos, nulos e indecisos somam 10%.
O ex-ministro Hélio Costa (PMDB) lidera as intenções de votos em Minas Gerais com 43% da preferência enquanto o atual governador, Antonio Anastasia (PSDB) aparece na pesquisa com 17% das intenções de voto. Para chegar a esse resultado, o instituto fez 1.264 entrevistas em 51 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Caso haja um segundo turno, Hélio Costa venceria Anastasia por 54% a 22%. Os outros candidatos somam 6%.
Já em Pernambuco, o atual governador Eduardo Campos (PSB) detém 62% das intenções de voto na corrida para o cargo. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) aparece logo em seguida com 21%. Foram feitas 1.094 entrevistas para realizar a pesquisa. Na primeira pesquisa, a diferença entre os candidatos era menor: Campos tinha 59% da preferência e Jarbas, 29%. A margem é de três pontos percentuais.
As pesquisas foram encomendadas pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. Todas elas foram registradas no Tribunais Regionais Eleitorais.