A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, gravou parte de seu programa eleitoral que estreia na semana que vem, em Itaobim, no coração do Vale do Jequitinhonha. A ex-ministra da Casa Civil aproveitou a visita a Belo Horizonte, na terça-feira, onde fez comício com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Praça da Estação, para, sem alarde, a fim de peregrinação de simpatizantes e candidatos, ir ao município de 21,6 mil habitantes, onde foi montada estrutura de filmagem.
A gravação foi feita ao ar livre e não chegou a ser montado propriamente um set ou um estúdio. Sem a presença de seguranças e muito à vontade, conforme relata um morador da cidade, a candidata entrou nas casas, conversou com a população e teve de parar diversas vezes para tirar fotos. ;Ela foi muito acessível e muito simpática, conversando com todo mundo;, disse um morador, que não quis se identificar. Ele disse que não ficou sabendo, ao certo, o assunto abordado na gravação. ;Mas espero que ela tenha uma visão mais humana do Vale do Jequitinhonha e possa fazer alguma coisa para mudar a face de pobreza da região;, completou
A visita da ministra à cidade foi feita em sigilo, mas, logo que ela colocou o pé na cidade, a notícia se espalhou e muitos moradores foram até o povoado de São Roque, onde as gravações foram feitas, para ver a ;candidata do presidente Lula;. A articulação para a visita da ministra à cidade foi feita pelo vereador do município, o médico Jean Freire (PT ), responsável inclusive por sugerir as filmagens no povoado, que deu origem à cidade, criada em 1962.
Freire disse que foi procurado há cerca de uma semana pela equipe de Dilma, que estava interessada em gravar um programa no Vale do Jequitinhonha, e pediu ao médico uma indicação e e também segredo. ;Sugeri o coração do Vale, que também é minha cidade;, comentou o vereador que, atendendo pedidos da equipe de Dilma, não quis dar detalhes da gravação. Candidato a deputado estadual, Freire aproveitou para dar de presente a candidata o livro Políticas públicas no Vale do Jequitinhonha , escrito por seu irmão o administrador e professor universitário Joaquim Celso Freire.
O vereador disse que não pôde acompanhar as gravações, mas acredita que a intenção da candidata seja mostrar os avanços conquistados pela região durante a gestão do presidente Lula. Segundo ele, o atual governo investiu muito em programas sociais e também em educação, com a criação da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e na criação da escolas técnicas. ;O Vale do Jequitinhonha vem passando por inúmeras transformações no governo Lula. Ainda precisamos melhorar mais ainda, mas acho que é isso que o programa vai mostrar;, disse.
Antes de deixar o local, Dilma teve uma rápida conversa com o prefeito de Itaobim, João Pereira(PT),que não foi localizado para comentar a visita surpresa.