Natal ; A candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, Marina Silva, disse nesta sexta (30) que tem um compromisso ;visceral; com a educação. ;Sem a educação eu não estaria aqui, não teria a chance de me candidatar à Presidência da República;. A declaração foi feita durante encontro com a comunidade científica, além de professores e estudantes, na 62; Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na capital potiguar.
Ao falar de ciência e tecnologia, Marina Silva não apresentou metas ou propostas concretas, mas fez questão de ressaltar que a melhoria do ensino básico é o caminho para aprimorar a produção científica brasileira. Ela apontou avanços do governo Lula no setor, porém declarou que os grandes desafios do Brasil, no futuro ; as mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade ;, foram deixados de lado.
[SAIBAMAIS]A candidata do PV voltou a propor o crescimento do país ;integrado; com a proteção ambiental. Segundo ela, o Brasil já dispõe de tecnologia capaz de aumentar a produtividade sem agredir o meio ambiente. ;Podemos dobrar nossa produção sem derrubar um pé de mato. Parece estranho. O conhecimento já existe principalmente para a produção de gado. Na Amazônia, uma cabeça de boi por metro quadrado, é possível produzir duas com as tecnologias disponíveis;, disse.
O presidente da SBPC, Marco Antônio Raupp, entregou à candidata um documento com as principais reivindicações da comunidade científica. O mesmo ocorreu na última quarta-feira (28), quando a candidata do PT, Dilma Rousseff, esteve na reunião.