Candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB) encontra dificuldades para disseminar sua imagem em alguns palanques aliados. Levantamento feito pelo Correio mostra que o material de campanha usado até agora pelos aspirantes aos governos estaduais não prioriza o presidenciável. Em ao menos 12 estados, o nome/a foto do tucano não é destaque nos santinhos, nas faixas ou nos banners. A coordenação da campanha de Serra garante que nenhum estado vai ficar sem material. ;Onde não tiver, mandaremos;, diz o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), afirmando que a propaganda ainda está na gráfica e que vai às ruas nos próximos dias.
A estratégia de campanha casada parece não ter convencido alguns candidatos. Em Alagoas, o governador Teotônio Vilela (PSDB), que tenta à reeleição, tem se esforçado para mostrar intimidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua candidata, Dilma Rousseff (PT). No Espírito Santo, todas as imagens de campanha de Luiz Paulo reforçam apenas sua candidatura. O jingle, inclusive, abusa do nome Luiz. ;Esse é o homem. Esse sabe fazer. Luiz, Luiz, Luiz;Deixa com ele que ele faz acontecer.;
O tucano foi ;preterido; até em palanques fortes, como o Paraná. A campanha de Beto Richa (PSDB-PR) deixa no site apenas material do candidato ao governo. Segundo a assessoria de Richa, o material casado ;está sendo providenciado.; Serra estampa, ao lado de Geraldo Alckmin, a imagem do comitê central, no Edifício Joelma, em São Paulo. Mas, na internet, sua candidatura ocupa um canto da página, ao lado dos candidatos ao Senado Aloysio Nunes e Orestes Quércia. O material de campanha, no site, privilegia imagens de Geraldo e de seu vice.
No Rio Grande do Sul, a candidata à reeleição Yeda Crusius não ostenta fotos de Serra no comitê central. O mesmo ocorre no segundo maior colégio eleitoral, Minas Gerais. Apenas Antônio Anastasia, candidato ao governo, e Aécio Neves, ao Senado, estão na imagem do QG tucano em Belo Horizonte. O nome do ex-governador de São Paulo aparece ; pequeno ; em um santinho de Itamar Franco, candidato ao Senado. Destaque mesmo, por enquanto, só em adesivos. O mesmo ocorre no Acre. ;No santinho, só tem o governador. O do Serra é um adesivo com o 45;, diz a assessoria de Tião Bocalom, candidato ao governo.
Os tucanos contam com Simão Jatene na disputa pelo governo do Pará contra a atual governadora Ana Júlia Carepa (PT). Entretanto, o material do candidato tucano não reforça a candidatura nacional. Até agora só o nome de Jatene ganhou as ruas. Ontem, Serra fez a primeira visita à região Norte desde o início da campanha. Passou o dia em Palmas (TO). Adesivos e fotos ao lado de Siqueira Campos, candidato ao governo, foram distribuídos.
O desafio do PSDB é conquistar votos no Nordeste. Além de driblar os altos índices de popularidade do presidente Lula, o partido precisa convencer aliados, incluindo prefeitos e parlamentares, a mergulharem na campanha. A tarefa não é simples. No material de Marcos Cals, que concorre ao Palácio Iracema, no Ceará, a estrela é o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O site de Paulo Souto, candidato ao governo da Bahia, também apresenta de forma tímida o tucano. Traz apenas um banner com a foto de Serra no pé da página. A campanha de Silvio Mendes ao governo do Piauí garante que ainda vai distribuir material do presidenciável. ;Fizemos dos dois jeitos. Com e sem Serra;, explica um integrante da campanha. Serra ainda não visitou o estado. No Maranhão, Jackson Lago (PDT) aguarda orientação jurídica, pois seu partido está coligado nacionalmente com a campanha adversária. No Mato Grosso do Sul, André Puccineli (PMDB) deve deixar o tucano de fora da propaganda.
Patos
Hoje, Serra passa o dia em Minas. O coordenador da campanha no estado, deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG), garantiu, na última semana, que comitês em cidades polos iriam distribuir material de campanha e reforçar a imagem do tucano no estado. Serra visita Ituiutaba e Patos de Minas, na região do Triângulo Mineiro.
Quarta multa para o tucano
A campanha do PSDB terá de desembolsar mais R$ 10 mil para saldar pendências com o TSE. Ontem, o ministro Henrique Neves resolveu punir Serra com a quarta multa durante a corrida eleitoral. O PSDB gaúcho também foi multado, em R$ 15 mil. As penalidades referem-se a inserções veiculadas em 16 e 21 de junho, que, segundo Henrique Neves, foram utilizadas para promover a imagem de Serra. O partido ainda pode recorrer.
A estrela principal é o presidente
Tiago Pariz
Ivan Iunes
Os candidatos aliados de Lula na eleição de outubro adotaram a mesma estratégia da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff: colar a imagem à do presidente, principal cabo eleitoral desta corrida às urnas. No material de campanha dos concorrentes ao Senado e ao governo, Dilma até aparece, mas a imagem explorada intensamente é a do petista. Seja gravando mensagem de apoio ou apostando no santinho, todos querem tirar uma lasquinha.
Mesmo fora da disputa, Lula é anunciado como se fosse concorrente. A candidata ao Senado pelo Paraná Gleisi Hoffmann (PT) aproveitou visita ao Ceasa, ontem, em Curitiba, para gravar cenas de seu programa de televisão e propagandear: ;Daqui a pouco visitaremos o comércio e convidaremos para o comício do Lula;. O tal comício ocorre só no sábado, mas ela está se preparando antecipadamente, de olho em como ficará a edição de seu programa de televisão. Na tentativa de chegar ao governo do estado, Osmar Dias (PDT) repete o movimento. Apresenta em sua página de internet o mesmo comício, enaltecendo apenas a presença de Lula.
Postulante à cadeira de governador do Amazonas, Alfredo Nascimento (PR) se antecipou e colocou em seu canal de vídeos na internet duas versões da mensagem de apoio que Lula gravou. A primeira é o material bruto, de três minutos e meio. A segunda, de um minuto e 40 segundos, já editada, anuncia: ;Veja por que Lula apoia Alfredo Nascimento;.