Cerca de 190 mil mesários vão trabalhar em 46 mil seções nas eleições deste ano em Minas Gerais. Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mostram que 108.200 voluntários estão cadastrados para atuar em 3 de outubro. Somente em Belo Horizonte, maior colégio eleitoral do estado, serão mais de 21 mil mesários distribuídos por 4.280 seções ; cinco pessoas em cada unidade. No interior, serão quatro os convocados por seção eleitoral.
Os primeiros escolhidos para a capital já começaram a ser convocados. O nome e a profissão, assim como a zona a que pertencem e o local de trabalho no dia da votação estão sendo publicadas no Diário da Justiça Eletrônico, no site do TRE: www.tre-mg.gov.br. Segundo a Resolução 23.218/2010 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve ser feita uma convocação formal aos componentes das mesas receptoras de votos e de justificativas por meio de uma carta da Justiça Eleitoral. O treinamento tem início em 9 de agosto.
A Lei 9.504/97 garante ao mesário folga do trabalho equivalente ao dobro de dias servidos à Justiça Eleitoral, além da possibilidade de ser beneficiado em concurso público que use a participação no dia das eleições como critério de desempate. Cada mesário terá ainda direito a um vale-alimentação de R$ 20.
As inscrições para ser mesário voluntário podem ser feitas pela internet por meio do site www.tre-mg.jus.br, pelo disque-eleitor (3291-0004) ou diretamente nos cartórios eleitorais de todo o estado, independentemente de ser ano eleitoral. A convocação está condicionada à existência de vaga na seção de votação do eleitor. Quem se inscrever agora só poderá trabalhar nas eleições de 2012, exceto se houver necessidade de substituição de convocados para este ano.