Pela terceira vez disputando o cargo de presidente da República pelo Partido da Causa Operária (PCO), o jornalista Rui Costa Pimenta defende a bandeira de que o socialismo marxista é a solução para os problemas econômicos, sociais e agrários do Brasil, com a ;substituição da propriedade privada dos meios de produção e a exploração do homem pela propriedade coletiva;. Seu lema de campanha é "Salário, Trabalho e Terra".
A militância estudantil contra a ditadura militar marca o início da sua vida política. Depois entra na luta sindical para, em seguida, trilhar o caminho da política partidária. Em 1980, Rui Costa Pimenta ingressa no movimento Tendência Causa Operária e participa da fundação do Partido dos Trabalhadores, principalmente na cidade de São Paulo e no ABC Paulista. Em 1985, retorna à vida sindical, sendo eleito diretor da Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Grande São Paulo.
[SAIBAMAIS]Divergências com a direção petista levaram Rui Costa Pimenta e outros militantes da causa operária a romper com o PT em 1992. Em 1995, Pimenta encabeça a criação do PCO. Pela legenda, Rui Costa Pimenta se candidatou a vereador, em 1996, deputado federal, 1998, e prefeito de São Paulo, em 2000.
Formado pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero, o paulista Rui Costa Pimenta também exerceu a atividade de jornalista sindical e assessor de imprensa da CUT. Atuou ainda como tradutor. Atualmente, é o editor responsável pelo jornal Causa Operária.