Belo Horizonte (MG) ; A candidata pelo PV à Presidência da República, Marina Silva, afirmou ontem que não precisará percorrer o mesmo caminho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ; que disputou três vezes o cargo antes de ser eleito ; para chegar ao Palácio do Planalto. Em Belo Horizonte, onde inaugurou mais uma Casa de Marina no Bairro Lagoinha, a senadora disse que vai usar o ;programa de aceleração das eleições; e que o petista lhe abriu caminho e ;provou que um Silva na Presidência dá certo;. Vista como terceira via, a parlamentar afirmou ainda que o Brasil precisa de um estrategista e não de um concurso entre dois ;gerentões;, referência aos adversários do PSDB, José Serra, e PT, Dilma Rousseff.
Segundo a candidata do PV, a mesma tática usada contra a eleição de Lula está sendo empregada no seu caso. ;Vejo agora até meus ex-companheiros querendo assustar o povo usando os mesmos argumentos que usavam contra o Lula. Dizendo: ela é pobre, é evangélica, é isso ou aquilo outro, usando do preconceito. O Lula mostrou que o povo não precisa ter medo de ser feliz, então, venceu esta etapa. Nós já vamos direto;, afirmou.
Mesmo dizendo que quer evitar as picuinhas políticas, Marina não deixou de alfinetar os adversários. Segundo ela, a disputa entre Dilma e Serra pela paternidade do programa de transferência de renda do governo federal Bolsa Família chega a ser ;infantil;. De acordo com ela, não importa se o projeto veio pelas mãos do PSDB ou do PT. ;O Bolsa Família é uma criança do povo brasileiro que vai ganhar a maioridade com sua terceira geração;, afirmou.
Pit bull
Acompanhada do candidato ao governo de Minas, o deputado federal José Fernando Aparecido de Oliveira, e de correligionários, a candidata distribuiu sorrisos e simpatia na casa do porteiro Felipe Thales dos Santos, de 27, e da mulher, Camila. Até a cadela da raça pit bull da família, Mundica, participou da recepção e roubou a cena quando Marina brincou que ela ajudaria a farejar votos.
O morador da casa, que também abriga um salão de beleza, não é filiado ao PV, mas vai emprestar o espaço para divulgação da campanha e ajudar na distribuição de material. De lá, a candidata seguiu para um encontro com lideranças do PV na Câmara Municipal, onde ouviu reclamações de um representante dos aposentados pedindo políticas em favor dos idosos. Respondeu que não prometeria solução fácil, mas uma recuperação progressiva das aposentadorias. Para ela, é fundamental resolver o deficit da Previdência com uma reforma e com ações para aumentar os trabalhadores formais.
17 de agosto
data de início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV