Antes mesmo de ser confirmado na convenção nacional do DEM como candidato a vice na chapa de José Serra (PSDB) ao Planalto, o deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ), já é alvo de denúncias da oposição. Meia hora depois do anúncio feito pelo presidente do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que Índio da Costa será mesmo o vice, o deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ), postou no twitter que ele foi alvo de CPI sobre superfaturamento em merenda escolar, quando ainda era vereador do Rio.
;Leia o que diz dele uma vereadora do PSDB;, acrescentou ele no brizolaço, endereço do microblog do deputado. A vereadora tucana é Andrea Gouvêa Vieira que publicou na internet o relatório da CPI que concluiu que a licitação para compra de gêneros alimentícios para a merenda, entre julho de 2005 e junho de 2006, feita pelas secretarias municipais de Administração e de Educação, no valor de R$ 75 mil, causaram prejuízos aos cofres públicos.
;Na primeira parte do relatório, a CPI concluiu que o então Secretário de Administração, Índio da Costa, deveria ter cancelado a licitação porque as regras do edital levaram a um resultado que contrariou o objetivo inicial de atrair dezenas de pequenos comerciantes locais a vender para as escolas dos bairros, descentralizando o fornecimento, e pelo melhor preço. Ao contrário, a licitação acabou por provocar a maior concentração de entrega de gêneros alimentícios na história da merenda escolar;, comentou a vereadora.
A tucana ainda chama de ;evidência incontestável; do prejuízo aos cofres públicos, a economia de R$ 11 milhões na compra da merenda no pregão feito pelo sucessor de Índio da Costa.