O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou na noite desta terça-feira (29/6) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por propaganda eleitoral antecipada em favor da presidenciável do PT, Dilma Rousseff. A infração foi fixada em R$ 5 mil, valor mínimo definido pela lei eleitoral. Esta é a sexta vez em que Lula é multado desde o começo do ano. Agora, as multas aplicadas ao presidente da República já somam R$ 42,5 mil.
Desta vez, a punição a Lula decorre de uma participação irregular durante evento ocorrido na Força Sindical, em São Paulo, no Dia do Trabalhador (1; de maio). Inicialmente, o ministro relator do processo, Joelson Dias, inocentou Lula e Dilma da acusação de propaganda eleitoral antecipada.
No entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) recorreu ao plenário do TSE, que considerou ter havido desrespeito a legislação por parte de Lula. Dilma acabou inocentada. No pronunciamento feito no evento da Força Sindical, o presidente disse que o povo ;sabe escolher; seus candidatos, fato que, para o TSE, teria induzido a população a votar na candidata petista.