O nome do vice só será anunciado na semana que vem. Ninguém confirma, mas todos sabem. O presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho (PP), é o favorito na disputa para compor a chapa encabeçada pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) e, mantido o ritmo das negociações em curso, será o indicado, com a força das bancadas estaduais que dão sustentação ao pleito. Com ele concorrem à indicação, pelo PSB, o ex-embaixador de Cuba Tilden Santiago. No campo democrata, o presidente da legenda, Carlos Melles, e o deputado federal Marcos Montes.
Cada qual traz um argumento. Tilden aponta para a sua biografia política: fundador do PT, militante católico e ambientalista. ;Eu trago a esquerda para a chapa de Anastasia;. Carlos Melles indica a sua experiência. Ex-ministro do Esporte e Turismo, no governo Fernando Henrique Cardoso (2000-2002), além de ter sido sempre um parceiro leal do governo, que em 2002 abriu mão de ser vice do então candidato ao governo de Minas, Aécio Neves (PSDB), em favor de uma composição em sua legenda, cedendo a vaga a Clésio Andrade. Pouco depois, Clésio deixou o DEM e ingressou no PR carregando meia bancada da legenda. Hoje, é o presidente do PR em Minas.
Em favor de Marcos Montes um manifesto de prefeitos do Triângulo, encabeçado por Sérgio Coxa (PSDB), de Nova Fronteira. O argumento é de que, sendo Montes da região, seria um contraponto à candidatura de Hélio Costa (PMDB), que atinge na região um dos seus picos de desempenho.
Leia mais sobre o assunto no Blog da Bertha
Coordenador da composição política em torno da reeleição de Anastasia, Aécio Neves não fala em nomes. Mas diz que o mais provável é que a chapa não seja fechada antes da convenção do PSDB e do PP, neste domingo. ;Conversei hoje (quarta-feira) cedo com o governador Anastasia. Felizmente temos um bom problema aqui: existem muitos postulantes;, afirma Aécio. Em seguida, o ex-governador dilata o prazo: ;Não estamos nos colocando uma camisa de força de ter de decidir até domingo. Tínhamos até essa intenção. Mas hoje há possibilidade maior de que a decisão da composição da chapa ocorra até meados da próxima semana, até terça ou quarta-feira;, disse.
Saiba mais...
Declarações de apoio do PRB aos tucanos em Minas desagradam José Alencar Anastasia comemora apoio de prefeitos do PR Patrus recebe benção da mãe, mas adia decisão sobre ser vice de Hélio Costa Anastasia e Aécio fazem mistério sobre o vice em Minas
Na quarta-feira, durante solenidade realizada na Cidade Administrativa, o governador Anastasia disse que os tucanos estão conversando com todos os partidos para que a composição da chapa que vai concorrer às eleições de outubro fique forte. ;Acredito que chegaremos ao fim da fase de composição das alianças com uma situação extremamente positiva, com uma aliança política forte e robusta;, ressaltou. Mais uma vez o governador resistiu em opinar a respeito do nome para compor a chapa majoritária. "O candidato para vice dependerá do conselho político, dos presidentes dos partidos que estão identificando os nomes mais fortes. Temos que aguardar."
A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Almeida Gazzola (PSB), disse que Tilden Santiago confidenciou a ela que vai apoiar o candidato do PSDB e contribuirá para seu governo mesmo se não for o escolhido para vice. ;Há nomes muito bons para vice que estão postos, eles têm saído na imprensa com frequência e inúmeras variáveis têm que ser analisadas para essa escolha;, ressaltou a secretária.
Se as articulações por um lado caminham para a indicação de Alberto Pinto Coelho, por outro, uma coisa é certa: a suplência de Aécio Neves na chapa ao Senado Federal é tão cobiçada quanto e será usada para acalmar os aliados que não forem contemplados pela composição. (Colaborou Alice Maciel)
Travessia
O governador Antonio Anastasia divulgou na quarta-feira o resultado dos dois primeiros anos de atividade do programa Travessia, que tem como objetivo combater a pobreza nas cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por meio de ações, principalmente, nas áreas de saúde, educação, geração de renda, infraestrutura, saneamento e capacitação profissional. Até agora foram contemplados com o programa 110 municípios (cinco em 2008, 35 em 2009 e 70 em 2010). O governador anunciou a adesão de mais 120 cidades, beneficiando diretamente população estimada em 900 mil pessoas. Com a expansão, desde o lançamento do Travessia em 2008, serão 2 milhões de pessoas atendidas em 230 municípios. O investimento do governo de Minas no programa soma R$ 600 milhões.