O PV oficializou o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) como candidato do partido ao governo do estado neste sábado (19/06), durante convenção, em Niterói.
Depois de muita polêmica, o partido decidiu manter o formato inicial da composição da chapa, com as candidaturas de Marcelo Cerqueira (PPS) e de César Maia (DEM) para as duas vagas no Senado.
Gabeira elogiou Marina Silva, ;um exemplo de progresso pessoal pela ciência e educação, por só ter aprendido a ler e escrever aos 16 anos;, e disse que pretende implantar em seu governo o modelo de gestão em saúde adotado por José Serra em São Paulo.
Marina, candidata do PV à Presidência da República, disse não estar preocupada com a divisão de palanques no estado envolvendo as coligações que sustentam seu partido. ;Eu prefiro olhar o que une, no caso o Gabeira, ao invés de olhar o que divide;, disse a candidata, referindo-se ao fato de ter que dividir com o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, o apoio dos partidos de sua coligação.
Logo após a saída da candidata do PV da convenção, chegou Serra. Em entrevista, ele evitou polemizar sobre a inexistência de um candidato do PSDB ao Senado no estado e sobre a divisão de palanques. Segundo Serra, Gabeira fará campanha ao lado dele no estado quando julgar necessário.
Serra também não quis polemizar sobre as negociações que se arrastaram até a última sexta-feira em torno do lançamento de um nome do PSDB para concorrer ao Senado, o que acabou não acontecendo, e que chegou a colocar em risco a coligação PV-PSDB-DEM-PPS no estado.