Jornal Correio Braziliense

Politica

Twiiter de Marina replica críticas a Saramago

O blog da candidata, no entanto, explicou que ao republicar as mensagens não endossava as opiniões

O microblog da presidenciável Marina Silva criou um mau entendido nesta sexta-feira (18/6). Após postar uma mensagem lamentando a morte do escritor português, José Saramago, a candidata replicou mensagens com críticas dirigidas ao prêmio Nobel de Literatura. Na linguagem do microblog, republicar um comentário significa corroborar com ele.

A primeira postagem da candidata do PV foi "Morre José Saramago. O mundo perde um grande escritor e os países da língua portuguesa, o nosso primeiro prêmio Nobel." Em seguida, a página de Marina Silva publicou um aviso: "Caros, a Marina não está apoiando os comentários de @wvmedeiros e de @iara_meirelles. Ela cita para responder. Leiam tudo. "

O microblog de Marina replicou a mensagem de @wvmedeiros, para ele o escritor "não respeita a fé alheia". "Grande escritor é muito subjetivo.Alguém que não RESPEITA a fé alheia não é exatamente um GRANDE escritor."

A mensagem de @iara_meirelles, também replicada pelo microblog de Marina, contém o seguinte comentário: "Como podemos lamentar a morte uma pessoa que blasfemou contra Deus a vida toda?"

O blog da candidata, no entanto, explicou que "houve um equívoco no modo como a Equipe Marina respondeu a mensagens publicadas pelo Twitter". Segundo o blog, Marina republicou as mensagens apenas para que sua resposta fizesse sentido aos demais, e que não estaria endossando as duas opiniões. As respostas da candidata às criticas foram as seguintes:

Resposta da Marina 1: @iara_meirelles A vida é um dom dado por Deus para quem crê e para quem não crê. Louvado seja Deus ; link

Resposta da Marina 2: @wvmedeiros Mas o que aprendemos com Jesus é que temos que amar e respeitar todas as pessoas, mesmo as que não respeitam a nossa fé ; link.

O blog da presidenciável reforçou ainda que Marina defende o escritor português "independentemente das posições dele sobre religião".

Dilma e Serra
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, também escreveu sobre a morte do escritor. "Minhas homenagens ao grande José Saramago. Li muitas de suas obras.Gostei especialmente do ;Evangelho segundo Jesus Cristo; e ;Jangada de Pedra;", afirmou.

José Serra, candidato do PSDB à Presidência, ainda não se manifestou em seu Twitter sobre a morte de José Saramago.