Jornal Correio Braziliense

Politica

Em convenção, PV aprova candidatura de Marina Silva à Presidência

Em convenção partidária nesta quinta-feira (10/6) em Brasília, o Partido Verde (PV) acaba de aprovar por unanimidade os nomes da senadora Marina Silva, 52 anos, e do empresário Guilherme Leal, 60 anos, na disputa ao Palácio do Planalto. A aprovação formal foi feita por votação simbólica entre os delegados. Foi aprovado também o programa de governo e o limite de gastos de R$ 90 milhões para a campanha.A sessão é conduzida pelo presidente do partido, José Luiz Penna, e votam apenas os delegados eleitos pelos diretórios regionais.

A candidata ainda não chegou ao local, mas deve partipar do evento pela tarde. Apesar do ingresso recente na legenda ; Marina e Leal se filiaram ao PV no segundo semestre do ano passado ;, dirigentes do partido apontam a ocasião como um momento histórico na trajetória verde. ;Nós construímos uma oportunidade de quebrar um processo que estreitava a discussão sobre o futuro do país;, afirma o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, em referência à polarização do debate entre candidatos do PT e do PSDB.

Tempo para horário eleitoral

Após 12 anos sem um candidato próprio às eleições presidenciais, o partido decidiu se lançar em vôo solo. Não fez alianças com nenhuma legenda e sabe que enfrentará como maior obstáculo diante dos demais candidatos os míseros um minuto e meio de tempo no horário eleitoral gratuito.

;A menos que haja uma posição contrária do que já foi conversado, nós vamos seguir em vôo solo. Não vamos buscar nos coligar. Seremos chapa pura. O que temos para mostrar é uma candidata excelente, que tem uma história de vida que a permite falar sobre todas as dificuldades que o povo brasileiro enfrenta com propriedade. Não só com a propriedade de que viveu, mas também como quem estudou;, destacou o deputado Marcelo Ortiz (PV-SP).

;Nosso tempo de TV realmente será muito curto e um grande obstáculo. O pior é que quanto mais candidatos, sem chaces reais na disputa, menor fica o nosso tempo. Se Marina tiver tempo para falar, ela leva, porque fala de forma natural;, reconhece.

Nos discursos, os integrantes do PV defenderam as diretrizes do programa de governo da candidata, apresentadas hoje, que apontam o reconhecimento dos avanços do Brasil em todas as áreas e a criação de uma ;terceira geração de programas sociais;.

No programa, há uma constatação de que faltou investimento estratégico em educação, inovação, infraestrutura e na conservação dos recursos naturais. ;Os avanços foram reais, mas insuficientes e geradores de significativos desequilíbrios;, destaca o programa de governo.

Com informações da Agência Brasil