Brasília - O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), garante a votação do projeto sobre os royalties do pré-sal para a próxima terça-feira (15), dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo.
Ele disse que entrará em contato com os deputados para derrubar a emenda aprovada nesta madrugada (10) pelo Senado. Por 41 votos a 28, os parlamentares aprovaram a emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que divide os royalties de maneira igual entre estados e municípios produtores e não produtores e atribui à União o pagamento das perdas que Rio de Janeiro e Espírito Santo terão com a nova distribuição dos recursos.
;O jogo do Brasil é à tarde. Votaremos à noite, depois do jogo. Sabemos que é um período que costuma ter quórum baixo na Casa, mas vamos fazer uma concentração para votar;, disse.
Vaccarezza foi criticado porque defendeu, há alguns meses, que as votações fossem feitas antes da Copa para que os parlamentares pudessem assistir os jogos com tranquilidade. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), chegou a pedir que os trabalhos fossem realizados normalmente. Por isso, Vaccarezza quer, agora, que a votação da parte mais polêmica do pré-sal seja feita no mesmo dia da estreia do Brasil na Copa.
Autor de emenda semelhante quando a proposta tramitou inicialmente na Câmara, o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) também defende a votação da matéria na terça-feira. ;É só uma questão de ajustar o horário. Estaremos de fone de ouvido e radinho de olho no telão. Acompanhamos o jogo e depois, votamos;, disse.
A Câmara vai analisar novamente o projeto depois das alterações feitas pelo Senado. Os deputados terão de analisar também o projeto que cria o Fundo Social e o que trata da capitalização da Petrobras, também aprovados nesta madrugada.