A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai levar ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a proposta de organizar ainda este ano um novo leilão de áreas para exploração e produção de petróleo e gás natural em bacias sedimentares situadas fora do pré-sal. A informação foi dada nesta quarta-feira (2/6) pelo diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, no Rio de Janeiro.
Como a próxima reunião do CNPE deverá ocorrer até o fim deste mês, Lima acredita que a ANP possa lançar, em julho, o edital para a licitação das novas áreas. ;Se autorizada, [a licitação] deverá envolver algumas centenas de blocos, todos fora da camada do pré-sal;.
Para defender a licitação, Lima disse que o país não pode ficar à espera do pré-sal. "Não podemos ficar restritos à alta expectativa do pré-sal. Há interesse generalizado de fazer a [nova] rodada [de licitação]. E o governo quer. Agora há aí, também, uma certa ligação com a aprovação do novo marco regulatório por parte do Congresso", ressalvou.