O senador Paulo Paim (PT-RS) voltou a defender, nesta segunda-feira (31), o aumento de 7,7% para os aposentados e o fim do fator previdenciário. Ele afirmou que irá se manifestar sobre o assunto até que sejam sancionadas ou vetadas as propostas aprovadas pelo Congresso que tratam das duas questões.
Paim relatou sua participação em ato na última sexta-feira (28), em Porto Alegre, a favor das duas proposições. Ele disse que centenas de trabalhadores participaram da manifestação, patrocinada pela Central Única dos Trabalhadores. O parlamentar disse que outros 40 mil estarão nesta terça-feira (1;) em ato em São Paulo, na defesa dos mesmos pleitos.
O parlamentar disse que o Brasil vive um bom momento econômico, com estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 8% este ano. Assim, acrescentou, a arrecadação está aumentando, compensando os gastos advindos do reajuste dos aposentados e do fim do fator previdenciário.
No mesmo pronunciamento, Paulo Paim leu carta que recebeu do economista Oswaldo Colombo Filho, defendendo as propostas, e agradeceu a receptividade na viagem que empreendeu no fim de semana a uma dezena de municípios gaúchos.