Jornal Correio Braziliense

Politica

MG: Anastasia só confirma candidato a vice em junho

Anastasia, em evento ao lado de Lacerda, no domingo, negou pré-campanha e disse que o que existe agora são entendimentos políticos - (Osvaldo Afonso/Secom MG)
Anastasia, em evento ao lado de Lacerda, no domingo, negou pré-campanha e disse que o que existe agora são entendimentos políticos
Os aliados do DEM, PP e PDT terão de rever a estratégia se quiserem emplacar um nome para vice na chapa do pré-candidato à reeleição, governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB). O tucano deixou claro no domingo que não vai ceder às pressões, que vêm sendo intensificadas nas últimas semanas, e jogará para junho a decisão, que levará em conta o conjunto dos partidos envolvidos na aliança. O ex-governador Aécio Neves, de volta da Europa nesta semana, também vai participar das articulações.

Com o retorno de Aécio ao Brasil, o presidente do DEM nacional, deputado Rodrigo Maia, vai se encontrar com o tucano, a quem pretende reivindicar a vaga de vice na chapa de Anastasia. Por serem os principais aliados, os democratas alegam que não vão abrir mão da vaga de vice. Anastasia disse no domingo que é legítimo o pleito, mas que, da mesma forma, podem reivindicar os outros partidos. ;É natural e os democratas têm todo o direito de reivindicar o posto, são nossos parceiros há tanto tempo, da mesma forma que outros partidos. Então, será do entendimento, do diálogo entre os partidos que vamos identificar aquele que será o meu companheiro de chapa;, disse.

De acordo com Anastasia, além do DEM, a costura passará pelo PSDB, PTB, PP, PPS e outras legendas aliadas. O PP, com apoio de algumas outras legendas, apresenta o nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho, como vice para o tucano. Já o PDT pede a vaga para o deputado estadual Zezé Perrela, que também poderia ficar com uma suplência para o Senado. Conforme Anastasia, o nome será escolhido por um acordo entre os partidos. ;Vamos achar a pessoa que tem o perfil mais adequado sob o ponto de vista da densidade política e eleitoral para compor a chapa. Então, é uma decisão que será feita por consenso no mês de junho;, afirmou.

Os tucanos aguardam a configuração final da chapa do presidenciável José Serra, que pode influenciar nas vagas para os partidos aliados em Minas. O PSDB tem para distribuir os cargos de vice-governador, um senador e um suplente da candidatura de Aécio ao Senado.

Reforço

Anastasia volta a ganhar reforço nas viagens pelo estado a partir de sexta-feira, para quando tem programada uma visita a Ipatinga, no Vale do Aço, com o antecessor Aécio Neves. Eles participam de evento com o vereador Robson Gomes (PPS), candidato à prefeitura da cidade. ;O governador Aécio naturalmente vai ter uma participação fundamental porque ele é grande liderança política, não só de Minas, como do Brasil. Então, terá um papel fundamental nessas discussões, tanto no campo nacional, quanto no campo estadual;, disse.

Anastasia teve uma agenda cheia no fim de semana. No domingo, ao lado do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), participou de eventos nos bairros Barreiro, Mangabeiras e Concórdia e depois seguiu para Patos de Minas. Ele negou que esteja em pré-campanha, o que, segundo ele, é uma criação brasileira diante da proibição de se fazer campanha eleitoral antes de julho. ;O que existe agora são entendimentos políticos, as conversas com os partidos, com as lideranças políticas. É essa fase que vivemos agora. E as viagens são viagens de natureza administrativa ou de conversas políticas;, disse. Sobre a decisão da Justiça Eleitoral de proibir uma propaganda do DEM, que tinha como estrelas Aécio Neves e ele, o governador disse que cabe cumpri-la. ;Estamos observando que existem diversas interpretações, então isso é uma tarefa para os advogados discutirem e ver o que é possível e o que não. Enquanto isso, é cumprir a decisão judicial;, disse.