Jornal Correio Braziliense

Politica

Serra promete programa nacional contra o crack

Juazeiro do Norte (CE) ; O pré-candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, discursou no início da noite desta segunda-feira (17/5) no Horto de Juazeiro do Norte, onde fica o santuário de Padre Cícero. Aos pés da estátua do santo nordestino, ele anunciou que, se for eleito, vai construir a ferrovia Transnordestina, acabar com a demora nas consultas médicas e criar o Ministério da Segurança.[SAIBAMAIS]

Serra disse que uma das prioridades do novo ministério será o combate às drogas, em especial o crack. O pré-candidato pretende repetir o modelo de São Paulo, com parcerias entre governo e instituições religiosas para gerir clínicas de tratamento. Segundo ele, o combate ao crack exige uma política nacional porque o sistema de distribuição da droga é similar a crimes como o contrabando de armas.

Serra chegou ao Horto de Juazeiro do Norte com duas horas de atraso, conduzido por uma carreata em que se destacava a participação maciça de motoboys. No discurso, fez questão de elogiar o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE): "É crucial para a campanha a participação do senador Jereissati. Não há um projeto de desenvolvimento no Ceará que não tenha a participação de Tasso".

Pesquisas

Serra não quis falar com os jornalistas sobre as pesquisas Vox Populi e CNT/Sensus, divulgadas nos últimos dias, que apontam a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, à frente na preferência do eleitorado: "Quem me acompanha sabe que eu não comento pesquisa".

Por volta das 19h, Serra se dirigiu a Barbalha, cidade a 20 minutos de carro de Juazeiro do Norte, para visitar o hospital que ajudou a construir quando era ministro da Saúde no governo FHC.