Em reforço à estratégia do PT de abordar a participação da candidata à Presidência, Dilma Rousseff, na luta à ditadura, a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy introduziu ontem (16) ao debate a atuação do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) contra os militares. Em discurso para militantes petistas, afirmou que ;ele, sim, sequestrou;, referindo-se a Gabeira.
Acompanhada do candidato do PT ao governo paulista, Aloizio Mercadante, Marta insinuou que Gabeira ; que disputará o governo do Rio com apoio do PSDB ; deveria estar mais exposto a críticas por sua participação direta na luta armada que Dilma.
"Vocês notaram, Aloizio, que do Gabeira ninguém fala? Esse, sim, sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador", disse a petista, candidata ao Senado.
Marta referiu-se à atuação de Gabeira no MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro) e à participação dele no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick em 1969. A estratégia era trocá-lo por 15 políticos de esquerda.
No Rio, Gabeira reagiu com indignação e rechaçou de forma veemente a informação de que poderia ter se tornado o assassino do embaixador.
"Ela está equivocada, está inventando coisas, está mentindo", disse o deputado, que, contudo, não pretende processar a petista.