O superintendente de Estudos e Projetos de Engenharia da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Jonas Maurício Lopes, afirmou há pouco que os 16 aeroportos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo receberão investimento de R$ 5,34 bilhões até 2014. Segundo Lopes, esses aeroportos respondem por 83% do tráfego aéreo no Brasil.
;Garantiremos um aumento de capacidade com o nível de conforto adequado nos aeroportos em que há estrangulamento de infraestrutura;, garantiu o superintendente.
Lopes participa de audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle sobre as obras para a Copa de 2014. A reunião foi solicitada pelo deputado Sílvio Torres (PSDB-SP).
Planejamento de investimentos
Na reunião, o superintendente da Infraero afirmou também que o planejamento de investimentos da empresa não é baseado em eventos como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas. Segundo ele, a estatal elabora a aplicação de recursos a partir da projeção do aumento da demanda de passageiros nos aeroportos.
Dados apresentados na audiência mostram que a proporção de passageiros e habitantes no Brasil subiu de 3 por 10 para 6 por 10 entre 1997 e 2008. Lopes também apontou o crescimento de 11,6% no número de passageiros nos aeroportos do Brasil entre janeiro e novembro de 2009 e os mesmos meses de 2008. Segundo ele, nesse mesmo período, o mundo observou uma queda na quantidade de passageiros de, em média, 3,2%.