O Partido dos Trabalhadores escolheu nesta segunda-feira o pré-candidato ao Governo de Minas. O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel recebeu 52% dos votos válidos, contra 48% do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias.
Após vários meses de embate entre as duas alas do partido, a escolha do candidato ao Palácio da Liberdade ficou por conta de uma prévia entre os filiados. Ao todo foram mais de 31.439 votos válidos, computados pelos diretórios de 404 municípios.
Fernando Pimentel recebeu 16.346 votos, enquanto o ex-ministro teve 15.093. Com o resultado, Patrus Ananias pode concorrer ao Senado Federal e apoiar Pimentel ao Governo de Minas.
;A prévia era uma exigência do nosso estatuto. Agora começa uma outra etapa que é construir uma chapa majoritária para ganhar a eleições em Minas e conduzir a ministra Dilma a uma vitória grandiosa. É esse o compromisso que quero assumir dom todos do os companheiros da executiva estadual;, afirmou Pimentel.
O Diretório Estadual ainda registrou 104 votos brancos e 167 nulos, no total de 31.710 votos. O número de filiados aptos a votar era de mais de 120 mil.
Aliança com PMDB
Apesar do partido ter chegado ao nome de consenso para a disputa ao Governo, ainda resta a dúvida se Pimentel será a cabeça de chapa ou se ficará com a vice-governadoria, numa possível aliança com o PMDB. A ideia das legendas é ter apenas um palaque em Minas para a ex-minis Dilma Rousseff.
No entanto, nesta segunda-feira, o ex-prefeito insistiu que o PT tenha o candidato a governador. ;Nos não vamos ignorar a chance de fazer uma aliança com PMDB. É uma decisão do nacional do PT, mas em lugar nenhum está escrito que é com A ou B na cabeça de chapa. Vamos construir a melhor capa para ganhar a eleições em Minas e quero que a melhor seja com um candidato do PT", disse.
(Com informações de Ezequiel Fagundes/Estado de Minas)