O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, afirmou nesta segunda-feira (26/4), que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) é uma ;expectativa positiva para a política brasileira;. Ele negou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha abandonado Ciro Gomes para que ele desistisse de se lançar candidato à Presidência da República.
[SAIBAMAIS];O Ciro é jovem, daqui a 20 anos ele terá a idade que um dos candidatos tem hoje. Portanto, ele é uma expectativa positiva para a política brasileira que não vai diminuir com esse episódio atual;, disse Garcia ao comentar as recentes críticas que Ciro Gomes fez a Lula. O deputado federal chegou a dizer que o pré-candidato tucano à presidência, José Serra, é mais preparado do que Dilma Rousseff, pré-candidata pelo PT.
Garcia ainda tentou minimizar o desgaste provocado pelas críticas de Ciro ao presidente Lula. Na última sexta-feira, Ciro Gomes chegou a dizer que Lula estaria ;viajando na maionese;.
;Não houve isso [abandono de Lula a Ciro], de maneira alguma. O presidente Lula tem muito apreço pelo Ciro, sobretudo, pelo trabalho que ele [Ciro] desempenhou no nosso governo, pela lealdade que ele teve nos momentos mais difíceis pelos quais o governo passou;.
;Acredito que algum desentendimento, resultado de comentários, de linguagem aqui ou ali, não vão abalar essa convicção. Tenho certeza que vamos estar juntos com o Ciro agora, nessa eleição, e no futuro;, acrescentou Garcia.
Questionado se teme que Ciro continue a disparar críticas contra a candidatura de Dilma Rousseff, Garcia afirmou que o importante é que Ciro já declarou voto na pré-candidata petista. ;Ele disse que vai votar na Dilma se não for candidato. Isso é o que me interessa. Ele não deve estar fazendo isso por razões aleatórias;.