Jornal Correio Braziliense

Politica

Partidos acertam o tom da campanha

Reunião de Dilma com líderes na Câmara define que candidata começará a fazer reuniões com bancadas estaduais . PT e PMDB têm até 15 de maio para aparar arestas nos estados

Em uma reunião ontem à noite, na casa do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB-CE) na QL 8 do Lago Sul, os líderes na Câmara dos 11 partidos que participam da aliança em torno da candidatura de Dilma Rousseff (PT) ao Palácio do Planalto discutiram a plataforma de campanha. No encontro, que começou às 19h, mas que contou com a participação de Dilma apenas a partir das 20h30, ficou definido que a petista vai se reunir com as bancadas estaduais. Ela se reunirá com os deputados e a ideia é uma só: passar uma imagem para o eleitorado de uma candidata mais afável.

Durante o encontro, petistas e peemedebistas definiram uma data para aparar as arestas nos estados: 15 de maio. A situação que mais preocupa é a de Minas Gerais, onde o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB) e os petistas Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, e Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, aparecem como pré-candidatos ao Palácio da Liberdade. PSC e PTB pediram para discutir a aliança formal com Dilma em separado dos demais partidos.

No jantar, que teve bacalhau, camarão, lagosta, arroz e suco de cajá no cardápio, os líderes discutiram também o tom da campanha. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), criticou bate-rebate entre os pré-candidatos ao Palácio do Planalto Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). ;Eu acho que tanto a candidata Dilma e quanto o candidato Serra têm condições para fazer um grande debate em torno dos problemas do país. Eu quero colaborar para que o nível esteja exatamente nesse ponto, não no nível das questões pessoais;, ressaltou Temer, postulante à vice na chapa de Dilma.

Ontem, durante o lançamento do ;pacote cibernético; da pré-campanha, Dilma aproveitou para rebater o ex-governador de São Paulo, José Serra, que teceu críticas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) durante a visita a Minas Gerais. ;Falar que vai acabar com o PAC, que ele é uma lista de obras que não serve para nada, eles terão de combinar isso com os prefeitos;, alertou. A pré-candidata petista também ironizou o discurso do ex-governador paulista. ;Ele tá como biruta de aeroporto, cada dia de um jeito;, criticou.

Redes sociais
O ;pacote cibernético; de Dilma é uma das apostas da pré-campanha para fisgar votos pela internet por meio de redes sociais. A ex-ministra da Casa Civil investiu as fichas virtuais com a criação de um portal, além de perfis no Orkut, Flickr e Facebook ; Dilma já tinha Twitter.

O lançamento do portal pessoal de Dilma Rousseff teve transmissão ao vivo pela internet. O site foi planejado com a ajuda de Jos Rospars, marqueteiro responsável pela campanha de Barack Obama em redes sociais. A pré-candidata respondeu a perguntas de cinco blogueiros, escolhidos pela assessoria de campanha. Os temas abordados foram redes sociais, participação das mulheres nas eleições de outubro, prioridades de um eventual governo, política de banda larga e o peso da internet no pleito. Para prevenir ataques cibernéticos, como o que atingiu os portais do PT e do PMDB na semana passada, a assessoria de Dilma só liberou o endereço do site uma hora antes do lançamento oficial.

As perguntas feitas à candidata pelo portal serão respondidas pela equipe. Questionamentos de teor eleitoral não serão publicados, em cumprimento à legislação em vigor. Ao final do encontro, Dilma respondeu a críticas de Serra sobre o PAC. O assessor responsável pela pré-campanha online de Dilma, Marcelo Branco, garantiu que o portal não tratará diretamente do tema eleições antes da campanha oficial ter início, em julho. ;Buscamos embasamento jurídico para não desrespeitar a lei eleitoral. Fizemos um site pessoal e redes sociais, como o próprio adversário (José Serra) já tem;, explicou Marcelo.

Na rede

Confira como está a participação dos internautas na campanha de Dilma Rousseff até as 21h de ontem

Orkut
A presidenciável tem 572 amigos na rede de relacionamentos (www.orkut.com)

Facebook
Em outro site de relacionamentos (www.facebook.com), a candidata tem um desempenho mais modesto: 297 amigos.

Twitter
No site de microblogs, Dilma tem 31.362 seguidores (www.twitter.com/dilmabr).