Em meio às cobranças sobre sua agenda antes de esquentar a corrida pelo Palácio do Planalto, a campanha da petista Dilma Rousseff se prepara para lançar, na próxima segunda-feira, a página pessoal da pré-candidata com um bate-papo ao vivo com internautas. A proposta é tornar o endereço uma fonte direta de interação com militantes e simpatizantes de sua figura e faz parte da estratégia do PT de arregimentar 100 mil entusiastas nesse período pré-eleitoral e atingir a marca de 1 milhão de apoiadores virtuais no dia da votação em outubro.
A página pessoal de Dilma soma-se à invasão de outras redes sociais famosas na web pela campanha. Em apenas quatro dias, ela reuniu pouco mais de 23 mil seguidores no Twitter. A petista também lançará um perfil no Facebook, que ainda não tem data de estreia. A comunicação do PT e da campanha, sob a batuta do marqueteiro João Santana, estabeleceu como prioridade a militância virtual e contratou Marcelo Branco, militante do software livre, além dos norte-americanos Scott Goodstein e Joe Rospars, responsáveis pelo marketing na internet da campanha vitoriosa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
A página pessoal de Dilma servirá de espaço de debate e propostas com textos um pouco maiores do que os estocados no Twitter. E não será a mesma que ela terá à disposição quando a campanha oficialmente começar, a partir de junho. A novidade é essa espécie de bate-papo em vídeo que ela deverá fazer com os primeiros visitantes para iniciar as atividades virtuais de sua página. O lançamento na segunda-feira foi pensado para tirar a pré-candidata da defensiva, resultado das recentes polêmicas em que ela se envolveu nas visitas a Minas Gerais e ao Ceará.
Agenda
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a cúpula da campanha converse com os partidos aliados para evitar tropeços nas agendas. E pediu para ela se tornar mais propositiva, sem necessariamente partir para o ataque contra o pré-candidato do PSDB, José Serra. Até agora, as alfinetadas deram mais fôlego ao adversário do que força à petista. Nesse momento de turbulência, o deputado Antônio Palocci (PT-SP) aumentou sua influência na pré-campanha, embora a coordenação continue nas mãos do presidente petista, José Eduardo Dutra. Mas a cúpula do PMDB pediu correções de rota na pré-campanha e sugeriu que Palocci tenha mais controle sobre as decisões.
Estava previsto que Dilma participaria de um jantar na casa da apresentadora Ana Maria Braga, em São Paulo, ontem à noite, com a presença de artistas e da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy. Amanhã e depois, Dilma volta ao Rio Grande do Sul, estado que a lançou para a política nacional, onde participará de um encontro na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e de outro na Associação Comercial, em Caxias do Sul, cidade da região metropolitana de Porto Alegre.
Lula não comenta resultado de pesquisa
Um dia após a divulgação de uma pesquisa realizada pela Sensus a pedido do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo (Sintrapav), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva despistou e preferiu não comemorar o crescimento das intenções de voto na petista Dilma Rousseff e o empate técnico com o tucano José Serra na corrida presidencial. "Eu não comento pesquisa porque ainda é muito cedo. Agora é hora de preparar o combustível, preparar os motores e, depois, começar a campanha. Acho que ninguém deve ficar preocupado com pesquisa com muita antecedência", afirmou o presidente da República.
O número
23 mil
Seguidores que Dilma Rousseff reuniu em apenas quatro
dias no Twitter