Jornal Correio Braziliense

Politica

PT e PMDB se reúnem para aparar arestas de aliança

PT e PMDB se reuniram na noite de ontem (14/4), em um jantar na casa do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB), para resolver impasses da eleição 2010 entre os dois partidos. De acordo com o deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), o encontro foi positivo e confirmou o que já vinha sendo noticiado. A vaga de vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff será do PMDB. ;Ainda não foi decidido o nome. Mas, diante dessa decisão, eles sabem que a nossa indicação é Michel Temer;, afirmou.

Com essa definição, ficou decidido também, segundo o parlamentar, que Moreira Franco e o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) ficarão responsáveis por responder pelo PT. Enquanto ele, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e Valdir Raupp (PMDB-RO) irão tratar das questões do PMDB.

Eunício afirmou também que durante a reunião ficou descartada a possibilidade de o PMDB pedir à senadora Ideli Salvatti (PT-SC) que retire sua candidatura ao governo de Santa Catarina. Esta semana, o ex-vice-governador Eduardo Moreira, em troca de apoio à Dilma Roussef, pediu que o PT catarinense não lançasse nenhum candidato. ;Não haverá isso. Decidimos que lá haverá dois palanques;, afirmou.

Aliança também em Minas

No encontro os líderes do PMDB e PT também fizeram aliança para lançar um candidato único em Minas Gerais. A manobra pretende fortalecer a campanha da pré-candidata do PT a presidência, Dilma Rousseff, e evitar que uma divisão no estado mineiro entre PMDB e PT cause prejudizos a Dilma nas eleições deste ano. De acordo com o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccareza, o candidato deve ser anunciado até o início de maio.