Jornal Correio Braziliense

Politica

Ao contrário dos rivais, Dilma reservou a agenda para o Dia Internacional da Mulher

Ala feminina é uma de suas dificuldades

Dos pré-candidatos à Presidência da República, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi a que mais aproveitou o embalo do Dia Internacional da Mulher para tentar angariar alguns pontinhos a mais com o eleitorado feminino. De solenidades no Rio de Janeiro ao blog Mulheres com Dilma, ela não perdeu a chance de dar o ar da graça. Hoje, estará no Congresso para a sessão de entrega do prêmio Bertha Lutz, concedido a personalidades que se destacam na defesa dos direitos femininos. Na ocasião, dividirá o palco com a senadora Marina Silva (PV), outra pré-candidata à sucessão do presidente Lula. As pesquisas de intenção de voto mostram que uma das principais dificuldades da ministra da Casa Civil é ganhar permeabilidade com as mulheres.

Marina foi mais discreta. Passou o dia em São Paulo, onde almoçou com o ex-ministro da Saúde Adib Jatene. Ele ocupou o cargo no governo Fernando Henrique Cardoso. Marina e ele têm em comum o estado onde nasceram, o Acre. A senadora queria ouvir sugestões dele para o programa voltado para a área de saúde que pretende apresentar na campanha. ;Nada melhor do que homenagear as mulheres trabalhando numa proposta de política de saúde voltada para elas;, disse ela.

Marina não fez grandes eventos com mulheres, e sim reuniões de trabalho. As mensagens diretas ao público feminino restringiram-se ao vídeo que gravou para o blog (www.minhamarina.org.br) e colocou no YouTube, e um artigo publicado na imprensa. Ela conta a infância no Acre, cita a diferença salarial entre homens e mulheres em funções semelhantes e ainda dá uma estocada no antigo partido, ao falar da ;facilidade das mulheres em dividir o reconhecimento de um trabalho, de uma realização;. O governo fez uma homenagem às mulheres ambientalistas e nem sequer convidou a ex-ministra do Meio Ambiente.

Os outros dois pré-candidatos, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o deputado Ciro Gomes (PSB) foram mais discretos ainda. Ciro fez uma reunião com acadêmicos na Faculdade Mackenzie, em São Paulo, preocupado com o seu programa de governo. ;Estou trabalhando firme na candidatura presidencial;, diz ele, que, no fim da tarde, esteve no Programa do Ratinho.

Discrição
Serra também evitou uma grande movimentação relacionada ao Dia Internacional da Mulher. Não compareceu, por exemplo, à inauguração do centro de ginecologia do Hospital das Clínicas (HC), onde o governo estadual investiu R$ 1 milhão. O governador preferiu simular a aplicação da primeira vacina contra gripe, no braço do secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. ;Antes que vocês me acusem de exercício ilegal, aviso que só vou simular a aplicação;, disse, provocando risos. Depois, seguiu para a inauguração de uma estação de tratamento de esgoto no interior.

Serra tem evitado uma ação de campanha mais incisiva fora de São Paulo e tem sido discreto até nas solenidades, onde sempre menciona que o programa x ou y dá para ser implantado no plano nacional.

Dilma parece ter mais pressa. Ontem, foram duas solenidades, uma dedicada ao 8 de março, resultante de parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário, da Justiça e da Saúde. No fim de semana, foi ao ar o o blog www.mulherescomdilma.com.br, no qual até ontem três amigas da ministra ; duas de infância e uma ;companheira de militância; ; apareciam em vídeos com elogios à pré-candidata. Dizem que Dilma era estudiosa e ;sempre ganhava as medalhas; na escola.

Pimentel preservado
A Justiça Eleitoral decidiu manter no ar o site Amigos do Pimentel, em referência ao ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel. A Procuradoria Regional Eleitoral de Minas pediu a retirada por suposta promoção antecipada. O tom da página inicial e as notícias sobre a pré-candidatura de Pimentel ao governo de Minas tornariam, segundo o Ministério Público, patente a natureza de propaganda eleitoral. Pimentel é coordenador da campanha da ministra Dilma à Presidência.