Jornal Correio Braziliense

Politica

Dilma e Serra acompanham a passagem do mais tradicional bloco do Nordeste

>>Ana Cláudia Elói<<
>>Andrea Pinheiro<<
>>Rosália Rangel<<

A alegria do Galo da Madrugada serviu de desculpa para que os presidenciáveis presentes à festa em Recife ; a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o deputado federal Ciro Gomes (PSB) ; evitassem falar sobre política. Dilma e Ciro acompanharam, juntos, o desfile do mais tradicional bloco carnavalesco pernambucano nos camarotes do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife. Embora procurassem desvincular a visita à pré-campanha eleitoral, cada um, a seu estilo, disputou a atenção do eleitor folião.

Dilma e Ciro foram recepcionados pelo governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, e pelo prefeito do Recife, João da Costa (PT). Os governistas se reuniram no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, por volta das 11h, e se dirigiram para o camarote da Prefeitura do Recife em caminhada. O percurso durou cerca de 15 minutos, no qual poucas pessoas reconheceram a ministra e o deputado. As atenções ficaram voltadas para Eduardo. Já no camarote, Dilma e Ciro se renderam ao frevo. Dançaram, acenaram para a multidão e até arriscaram cantar alguns clássicos do carnaval. Vestida com a camiseta do camarote do governo de Pernambuco, a ministra usou um chapéu com detalhes da bandeira do estado.

O governador Eduardo Campos, como anfitrião, evitou misturar carnaval e política. Optou por brincar ao lado dos convidados. O socialista não encontrou Serra. ;Não é uma visita oficial, o governo sequer foi comunicado. Ele veio participar do carnaval;, comentou. Apesar do embate entre o PT e o PSB pela manutenção ou não da pré-candidatura de Ciro, o socialista e a ministra demonstraram sintonia. Ambos ressaltaram a amizade entre eles, mas foram firmes na disposição de disputar a sucessão do presidente Lula. Ciro, mais uma vez, disse que não tem pretensões eleitorais em São Paulo e que a sua candidatura é à Presidência. ;Minha relação com Ciro é especial, mas o momento (durante o desfile do bloco) não é para se discutir política. A cada ano, o carnaval pernambucano está mais grandioso. Por isso, atrai tantos políticos;, disse a ministra.

Enquanto Dilma foi contida nas declarações sobre articulações políticas, Ciro não perdeu tempo e alfinetou Serra sobre a participação do tucano no carnaval do estado. ;É importante que o governador venha conhecer o mundo real pelo menos uma vez na vida;, ironizou. O deputado ainda completou que Serra veio na hora certa, ;antes tarde do que nunca;. E, ao comentar a possibilidade de uma aproximação do governador de São Paulo com o povo nordestino, disse: ;É mais fácil um boi voar do que ele se identificar com o Nordeste;.

Quando chegou ao Recife pela manhã, ainda no hangar particular em que desembarcou na cidade, Dilma se reuniu com o presidente do PT estadual, Jorge Perez. Ela deixou Recife no início da tarde em direção a Salvador, onde almoçaria com o governador da Bahia, Jaques Wagner. Era também esperada no famoso trio carnavalesco de Gilberto Gil, o Expresso 2222.