Jornal Correio Braziliense

Politica

Tucanos em 'café com Obama'

Anunciado pela assessoria como um seleto evento, desjejum com conotação religiosa juntou 3 mil autoridades

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (PSDB-AM), acordou ontem às 5h45 para um compromisso histórico: participar de um café com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O encontro foi divulgado pela assessoria do tucano com ares de seleto evento: ;Arthur Virgílio encontra-se esta semana com Obama e parlamentares americanos;. ;Foi uma bobagem da minha assessoria;, admitiu o senador pelo telefone, direto de Washington. Pompa ou não, o fato é que o tucano ficou a 50 metros de distância do governante americano em mais uma edição do tradicional National Prayer Breakfast(1).

No 58; encontro, mais de 3 mil autoridades e personalidades de 160 países estiveram presentes ao luxuoso Hotel Hilton para celebrar as bênçãos de Deus. Com forte apelo religioso, o evento tem por objetivo valorizar as instituições norte-americanas. Desde a terça-feira até hoje, os inscritos participam de uma série de palestras, encontros e orações ; muitas orações.

Arthur Virgílio e o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), o tucano Eduardo Azeredo (MG), convidados por um comitê do Congresso norte-americano, sentaram-se bem na frente. Ouviram atentamente o discurso de 15 minutos de Obama. O presidente dos EUA lamentou a ;erosão da civilidade; no debate político na nação, para quem está crescendo um sentimento que ;alguma coisa está se quebrando; em Washington.

Ovação
;Alguns de nós em Washington não estão servindo às pessoas como deveríamos;, afirmou Obama, num ovacionado discurso. ;Às vezes, parece que somos incapazes de escutar um ao outro, em vez de ter um debate sério e civilizado.; Ele conclamou os cidadãos a ajudar as vítimas da tragédia no Haiti. O líder do PSDB gostou do que ouviu. ;Obama é carismático;, disse, ao ressalvar que lá ;a oposição que os republicanos fazem é muito pior que o PT fazia quando era oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002);.

Apesar da suntuosidade do hotel, local onde o evento ocorre desde a década de 1980, os tucanos contentaram-se com um café frugal. Serviram-lhes torta, pão com requeijão, café e leite. Arthur voltará ao Brasil no domingo.


1 - Igreja e Estado
O National Prayer Breakfast é um evento realizado na primeira quinta-feira de fevereiro de cada ano desde 1953. O criador do dia de orar no café da manhã, numa tradução livre, foi Abraham Vereide (1886-1969), pastor metodista nascido na Noruega. Ele estabeleceu uma liderança internacional cristã, embora ele e o evento venham sendo criticados por entidades por violar o princípio da separação entre igreja e Estado. O presidente da Espanha, José Luiz Zapatero, foi um dos que discursaram na edição deste ano.

O número
160 - Número de países representados no evento realizado num luxuoso hotel em Washington, nos EUA