Jornal Correio Braziliense

Politica

José Tatico busca votos em Minas Gerais

Denunciado pelo MP, deputado que já foi candidato no Distrito Federal e em Goiás troca novamente de domicílio eleitoral e pretende pedir apoio à população mineira

Cuidado, candidato ficha-suja à vista. Depois de vencer eleições no Distrito Federal (DF), em Goiás, e de ser denunciado pelo Ministério Público por crime contra a ordem tributária, caixa 2 e agressão ao meio ambiente, o deputado federal José Fuscaldi Cesilio, conhecido comoTatico(PTB-GO), decidiu mudar de ares. Transferiu o domicílio eleitoral para Minas Gerais e vai disputar vaga na Câmara dos Deputados pelo estado em outubro.

Tatico, 70 anos, só se mantém como deputado federal hoje por força de uma liminar. Em 2008, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) cassou o deputado ao julgar procedente ação do Ministério Público Eleitoral, em que o parlamentar é acusado de realizar despesas durante a campanha de 2006 sem o registro dos valores na prestação de contas. Em fevereiro do ano passado, o então ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Eros Grau decidiu pela manutenção do parlamentar no cargo até o julgamento da ação.

Por ter foro privilegiado, os outros processos contra o deputado correm no Supremo Tribunal Federal (STF). Em um, por crime contra a ordem tributária, sob segredo de Justiça, o parlamentar já foi interrogado. A fase agora é dos depoimentos de testemunhas. No processo por danos ao meio ambiente, o político é suspeito de usurpação de águas, agressão à flora e poluição. Empresário de sucesso, o patrimônio de Tatico (1)inclui fazendas e um curtume. Na política, exerceu um mandato como deputado distrital, um como deputado federal pelo DF e um como parlamentar de Goiás na Câmara Legislativa.

Evangélico, o parlamentar conta já ter sido anunciado como candidato em dezembro em um culto da Igreja Mundial, próximo ao viaduto da Floresta, em Belo Horizonte. O deputado diz que frequenta um templo da igreja, a terceira evangélica do país ; atrás apenas da Assembleia de Deus e da Universal do Reino de Deus ;, em Brasília. ;Vou todos os dias. Seja às 7h, ao meio dia ou às 8 da noite;, disse o parlamentar. Um fiel que estava no culto da igreja em Belo Horizonte na apresentação do parlamentar disse que o pastor tratou Tatico como ;deputado federal pelo estado de Goiás, mas que, por amor a nós mineiros, está se candidatando agora pelo nosso estado;.

Sem obstáculo
O procurador regional eleitoral de Minas Gerais, José Jairo Gomes, no entanto, tem outra avaliação. ;O que ele deve estar tentando é se apresentar a um eleitorado que desconhece a sua vida. Porque os adversários (em Goiás) usariam os fatos e provavelmente (o deputado) teria uma campanha natimorta.; O procurador lembra que não há na legislação obstáculos para a candidatura por Minas. Em caso de condenação final em ação criminal, porém, a legislação prevê a perda de mandato. O Correio/Estado de Minas tentou falar com o bispo Brayner, responsável pela igreja no centro de Belo Horizonte, mas o religioso não retornou contato.


1 - ;Conversa fiada;
Conforme o deputado Tatico, todas as ações que responde na Justiça são ;conversa fiada;. ;Saio bem de tudo, declarou. O parlamentar disse ainda que o número de processos aos quais responde não têm relação com a mudança para Minas Gerais. ;Há seis anos quero ser candidato na minha terra, mas por problemas de família não consegui;, argumenta. Tatico é de Teixeiras, na Zona da Mata, município localizado a 215km de Belo Horizonte, para onde o parlamentar transferiu o domicílio eleitoral. O deputado, que foi vereador na cidade entre 1965 e 1970, deixou o município rumo a Goiás em 1974, depois de perder disputa para a prefeitura. ;Saí sem nada, puxando uma cachorrinha. Sou um abençoado.;