Jornal Correio Braziliense

Politica

PT recorre de multa aplicada por propaganda partidária em Minas Gerais

Recurso do Partido dos Trabalhadores para reverter multa determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), por propaganda partidária irregular em outdoor, foi recebido pela Procuradoria Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

[SAIBAMAIS]O partido argumentou que, na decisão, o juiz do TRE aplicou pena por uma irregularidade que não foi apontada pelos autores da ação, o Partido Social Liberal (PSL) do município de Betim, Minas Gerais. Com isso, diz a defesa do PT, a decisão teria causado cerceamento de defesa, além de limitar a livre manifestação do partido político.

O PSL acusou o PT de fazer uso de propaganda antecipada em maio de 2008 em um outdoor, em Betim. O anúncio era sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e trazia uma foto do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 6 de julho, quatro meses antes das eleições, até o dia 30 de setembro.

O juiz do TRE entendeu que não houve propaganda eleitoral por não existir vedação legal para o tipo de mensagem veiculada. Porém, decidiu manter a multa por propaganda partidária irregular em outdoor.