O ex-presidente Itamar Franco (PPS) disse nessa terça (5/1), em Juiz de Fora (MG), que só irá tomar uma posição sobre seu futuro político após entendimento com o governador Aécio Neves (PSDB). Itamar vem sendo cotado para disputar uma das duas cadeiras de Minas no Senado e até para o governo do estado. Depois do anúncio da desistência de Aécio de concorrer à Presidência, o nome dele também ganhou vulto como opção de vice do tucano José Serra (PSDB).
;Permaneço ao lado do governador, aguardando definição de seu futuro político, para juntos definirmos o melhor caminho que possa responder às justas expectativas do povo mineiro. No momento, minha atuação política visa somente a candidatura à Presidência do governador Aécio Neves, que ainda espero ver concretizada;, afirmou o ex-presidente, antes da coletiva em que Aécio reafirmou que seu destino é o Senado.
[SAIBAMAIS]Itamar, que já foi vereador e prefeito de Juiz de Fora, senador, governador do estado e presidente, demonstrou descontentamento com as últimas especulações. ;Nunca pedi nem estou insinuando ser vice de quem quer que seja.; O ex-presidente lembrou que a escolha do vice é exclusiva de quem encabeça a chapa. ;Vice não é o sujeito que escolhe, mas o candidato é que vai escolher o vice.;
Puro-sangue
Ontem, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, afirmou em entrevista que não quer discutir uma eventual candidatura de Itamar a vice na chapa de Serra. Ele insistiu que prefere uma chapa puro-sangue, com Aécio como vice. ;Acredito que esse seja um plano B. Não quero discutir essa possibilidade. Não gosto de trabalhar com plano B, porque ele pode acabar se consolidando. Há uma grande possibilidade de Aécio ser candidato a vice;, afirmou Freire. A Executiva do PPS se reunirá em Belo Horizonte em 25 de janeiro, ocasião em que Freire tentará marcar a posição do partido de apoio a uma chapa Serra-Aécio.
Freire disse que Itamar tem capacidade e competência para ser candidato à Presidência da República e a vice, mas que, agora, a ideia do ex-presidente é a de disputar uma vaga no Senado. Desde que retornou à cena política, Itamar vem sendo uma das principais vozes a favor da candidatura de Aécio à Presidência da República.
"Permaneço ao lado do governador, aguardando definição de seu futuro político, para juntos definirmos o melhor caminho que possa responder às justas expectativas do povo mineiro. Nunca pedi nem estou insinuando ser vice de quem quer que seja"
Itamar Franco, ex-presidente da República (PPS-MG)