A Câmara dos Deputados realiza na próxima sexta-feira (11), às 15 horas, no Plenário Ulysses Guimarães sessão solene em homenagem ao ator e cineasta Anselmo Duarte que morreu no inicio do último mês de outubro, aos 89 anos. A autora da proposta deputada Aline Corrêa (PP-SP) destacou a importância de Anselmo para a cultura nacional lembrando que o "O Pagador de Promessa" foi único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no festial de Cannes em 1962, um dos mais importantes eventos cinematográfico do mundo. No Festival Anselmo venceu consagrados cineastas como Luis Buñuel ("O anjo exterminador"), Michelangelo Antonioni ("O eclipse") e Robert Bresson ("O julgamento de Joana d;Arc"). Seu filme, hoje considerado um clássico do cinema nacional também foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Como ator, um de seus filmes preferidos é "Sinhá Moça" (1953), de Tom Payne. No filme Anselmo contracena com Eliane Lopes numa história que se passa no século 19. Uma jovem se apaixona por um advogado e vive um grande drama de amor numa época em que as idéias abolicionistas ganhavam força e eram violentamente combatidas. O filme, uma produção da Vera Cruz, ganhou o Prêmio Especial do Júri, em Veneza."
Entre os outros filmes dele estão "Os Trombadinhas" (1979), "O Crime do Zé Bigorna" (1977), "Um Certo Capitão Rodrigo" (1971), "O Descarte" (1973) e "Vereda da Salvação" (1965). Em mais mais de quatro décadas dedicadas ao cinema, Duarte dirigiu alguns dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, como Lima Duarte, Glória Menezes e Grande Otelo, além de atuar em diversos filmes próprios e de outros cineastas.Seu último trabalho no cinema foi como ator no filme "Brasa adormecida" (1987), de Djalma Limongi Batista, que também tem no elenco Maitê Proença, Edson Celulari e Sérgio Mamberti. Além de Ricardo Duarte, filho de Anselmo, e do jornalista, escritor, produtor e diretor de cinema e televisão, Álvaro de Moya vários artistas e cineastas devem comparecer a sessão solene na Câmara dos Deputados.
Serviço:
Sessão Solene em Homenagem a o cineasta Anselmo Duarte.
Data: 11/12/2009, às 15 horas.
Local: Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados.