Depois da saída oposição da reunião conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Assuntos Sociais, os senadores da base aliada decidiram manter a audiência para ouvir o ministro da Cultura, Juca Ferreira, sobre o projeto do Vale Cultura, que tramita em regime urgência.
Os parlamentares resolveram se ausentar depois da distribuição de um material de propaganda Intitulado Vale Cultura/Apoie o Parlamentar do seu Estado que Vota pela [SAIBAMAIS]Cultura. A publicação trazia no verso o nome de uma série de deputados de diversos partidos que compõe a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. O panfleto foi patrocinado pela própria frente, além da Câmara e do Ministério da Cultura, o que revoltou os senadores da base e da oposição.
Com a retirada dos senadores do PSDB e do DEM, o presidente da CAE, Garibaldi Alves filho (PMDB-RN), argumentou que não havia mais clima para continuar a reunião, no entanto, a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), e o líder do PT, Aloizio Mercadante (PT-SP), argumentaram que o foco de discussão seria o Vale Cultura e não o material distribuído.
A sabatina continua apenas com a presença da base governista.