Jornal Correio Braziliense

Politica

Sabatina de Juca Ferreira continua no Senado depois de saída da oposição

Depois da saída oposição da reunião conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Comissão de Assuntos Sociais, os senadores da base aliada decidiram manter a audiência para ouvir o ministro da Cultura, Juca Ferreira, sobre o projeto do Vale Cultura, que tramita em regime urgência.

Os parlamentares resolveram se ausentar depois da distribuição de um material de propaganda Intitulado Vale Cultura/Apoie o Parlamentar do seu Estado que Vota pela [SAIBAMAIS]Cultura. A publicação trazia no verso o nome de uma série de deputados de diversos partidos que compõe a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura. O panfleto foi patrocinado pela própria frente, além da Câmara e do Ministério da Cultura, o que revoltou os senadores da base e da oposição.

Com a retirada dos senadores do PSDB e do DEM, o presidente da CAE, Garibaldi Alves filho (PMDB-RN), argumentou que não havia mais clima para continuar a reunião, no entanto, a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), e o líder do PT, Aloizio Mercadante (PT-SP), argumentaram que o foco de discussão seria o Vale Cultura e não o material distribuído.

A sabatina continua apenas com a presença da base governista.